Blog do Boleiro

Preparador brasileiro aplica avaliação de FMS em jogadores na Turquia

Luciano Borges

fms1

Sistema Funcional de Movimentos. Esta é a tradução ao pé da letra do FMS (Functional Movement Systems), um método de avaliação instituído em 1995 e que é adotado por clubes de futebol no Brasil. O preparador físico Walmir Cruz, ex-Palmeiras e Corinthians, vem aplicando  o FMS nos jogadores do Akhisar Belediyespor, time do campeonato turco cujo treinador é o ex-jogador Roberto Carlos. ''A avaliação consiste em sete exercícios onde podemos saber como o atleta se encontra a nível de estabilização muscular e articular. É como se você tivesse um carro com um motor potente, mas sem estar alinhado. Ele vai correr riscos de quebrar'', disse ao Blog do Boleiro.

Os clubes brasileiros e os responsáveis pela preparação física utilizam hoje a isocinética para avaliar o equilíbrio muscular dos jogadores. De acordo com um texto do HCor, ''trata-se de uma análise muscular computadorizada, onde são avaliados os possíveis desequilíbrios e déficits musculares que levam ao desgaste prematuro das articulações, fornecendo-nos dados de força, potência e resistência muscular proporcionando orientação e direcionamento na reabilitação e/ou treinamento muscular''. Jogadores como o meia Júlio Baptista voltavam das temporadas europeias e procuravam clubes como o São Paulo para fazer estas medições.

''A questão é que você está avaliando a potência muscular do atleta, mas se ele tiver, por exemplo, uma instabilidade na rotação do quadril, ele poderá ter problemas durante a temporada. Isso vale para joelho, tornozelo. é importante corrigir estes desequilíbrios de postura para que o 'motor do atleta' possa funcionar azeitado'', explicou Cruz. 

O preparador físico conheceu o sistema de movimentos na prática quando o Akhisar fez amistosos na China. Ele já vinha lendo a respeito e sabia que a seleção brasileira Sub-20 chegou a aplicar estes testes nos jogadores. ''Aí vi como eram feitos os ate exercícios de avaliação'', contou.

O time turco é o décimo segundo colocado no campeonato nacional. É clube de tamanho médio, que fica na cidade de Manisa e subiu para a primeira divisão há dois anos e meio. O elenco tem vários atletas com mais de 27 anos. Ameaçado de rebaixamento na atual temporada, o Akhisar contratou Roberto Carlos para um trabalho de emergência. A equipe está em décimo segundo lugar, com 25 pontos ganhos, cinco acima da zona da degola.

Na pausa do meio da temporada, Walmir aplicou os testas do FMS no plantel. ''O maior problema é que eles nunca tinham trabalhado com equilíbrio muscular. Fizemos as avaliações e individualizamos ações para cada atletas. Antes dos treinos, eles passam por uma sessão para melhorar o equilíbrio nos movimentos'', falou Cruz.

De cara, os boleiros sentiram. ''Na primeira semana, quatro a cinco jogadores tiveram problemas musculares. Mas isso se deu pelo modo com se trabalha a preparação física na Europa. Lá os treinos são mais longos e menos intensos. A escola brasileira, que eu adoto, é mais intensa e mais curta'', explicou. Hoje, lesões são esporádicas.

Nos Estados Unidos o FMS é utilizado pela NFL há uma década. No primeiro fim de semana de fevereiro deste ano, cerca de 300 atletas com status de ''mais promissores do mundo'' participaram em Indianapolis do programa que se chama ''NFL Combine''. Neles, os jovens talentos do futebol americano passam por testes e avaliações para que as franquias tenham em mãos detalhes de cada possível reforço no draft.

Um dos ítens deste ''combinado'' da NFL é o FMS. Treinadores e preparadores de equipes como Falcons, Dolphins, Jaguars, Seahawks, Panthers e outros times gravaram cada exercício e receberam dados do pessoal de uma empresa que aplica o FMS. Não se trata de análise de performance, mas a constatação da estabilidade no movimento do atleta. Isso vale para saltos curtos, corridas de 40 jardas ou saltos verticais. 

''Você tem condições de analisar a postura , equilíbrio e estabilização do quadril, joelho e tornozelo. Hoje, poucos clubes se utilizam dessa avaliação e podemos prevenir o atleta descompensado com exercícios específicos para evitar lesões pela carga de trabalho muitas vezes prejudicial a ele, afirmou Walmir Cruz.

Os exercícios de FMS foram aplicados no hotel onde o Akhisar se hospedou na China - Crédito: Walmir Cruz

Os exercícios de FMS foram aplicados no hotel onde o Akhisar se hospedou na China – Crédito: Walmir Cruz