Blog do Boleiro

Confrontos contra Santos e São Paulo vão definir potencial do Palmeiras

Luciano Borges

Depois da goleada, os pés no chão. Perguntado na entrevista coletiva depois dos 4 a 1 sobre o Vitória da Conquista, o técnico Oswaldo de Oliveira avisou aos torcedores mais animados: ''Temos de reconhecer que os nossos grandes adversários ainda estão por vir. São equipes mais preparadas, com um nível técnico muito superior''. Ele sabe que ainda é cedo para dizer que seu time é uma ''máquina'' ou algo parecido.

O treinador lembrou que ainda poderá encarar times como São Paulo e Santos ou mesmo o Corinthians num possível confronto nas fases decisivas do Campeonato Paulista. Até agora, no torneio estadual, o Palmeiras enfrentou uma formação reserva do Corinthians e perdeu, 1 a 0, num jogo em que passou boa parte do segundo tempo com um jogador a mais em campo. Uma rodada antes, a segunda do torneio, o time foi derrotado pela Ponte Preta (0 a 1). Os dois confrontos foram realizados no Allianz Parque.

O melhor e mais difícil está por vir. No próximo dia 11, pela nona rodada, o Palmeiras vai encarar o Santos na Vila Belmiro. Os santistas têm a segunda melhor campanha no torneio estadual até agora, com 17 pontos e nenhuma derrota. No dia 25, os palmeirenses vão receber em casa o São Paulo, equipe que tem o melhor desempenho na classificação com a mesma pontuação do Santos e melhor saldo de gols.

O Mogi Mirim, time do interior que tem 14 pontos (mesma performance da Ponte Preta) será o adversário no dia 5 de abril.

O Palmeiras até agora pontuou menos do que São Paulo, Santos e Corinthians (que ainda tem um jogo a menos).

Oswaldo de Oliveira tem um time em formação. Ele vem mantendo uma base com Fernando Prass, Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto na defesa. O meio de campo é que deve mudar. Até aqui, Arouca, Gabriel, Alione e Robinho têm atuado na armação. Mas Valdívia pode voltar, embora a data ainda não esteja definida. Na frente, Dudu tem vaga garantida, mas Cristaldo ainda precisa ganhar a disputa com Leandro Pereira.

A definição da escalação titular depende da entrada dos reforços e também da disputa entre os atletas. O técnico elogia o desempenhou de vários reservas nos treinamentos. ''Tem uns caras que estão voando'', disse. Por isso, o alerta aos empolgados de plantão. Este time ainda vai enfrentar desafios suficientes para que Oswaldo possa medir o potencial para o Campeonato Brasileiro ou mesmo a Copa do Brasil.

Porque, como o próprio treinador evitou dizer, Vitória da Conquista está longe de causar surpresas desagradáveis em campo. Goleadas como esta na Bahia dão segurança para os goleiros alviverdes. Vitórias sempre ajudam.