Blog do Boleiro

Muricy Ramalho: “Tenho que viver com a diverticulite e com a dor”

Luciano Borges

Muricy Ramalho está aprendendo a viver com a dor. O treinador tem dois problemas de saúde: uma pedra na vesícula e uma diverticulite. O primeiro deve se resolver com uma cirurgia ainda essa semana. O segundo, de acordo com o ex-técnico do São Paulo, só melhora com alimentação regrada e vida sem stress. “Tenho que viver com a diverticulite e com a dor”, disse ao Blog do Boleiro nesta terça-feira.

Em conversa por telefone, Muricy contou que está se preparando para a intervenção cirúrgica, mas que não deixou de acompanhar jogos de futebol, incluindo a vitória do São Paulo sobre o Red Bull (3 a 0), no último sábado, pelas quartas de final do Paulista. Ele até brinca que acompanhou o confronto entre Oeste e Guaratinguetá, pela Série A2 do Estadual. E sofreu com a má qualidade do jogo.

O treinador falou também sobre o São Paulo, clube que deixou no último dia 6, e as chances de vitória sobre o Danúbio, no Uruguai.

Blog do Boleiro – Muricy, como você está?
Muricy Ramalho –
Estou fazendo uma alimentação controlada, vou fazer alguns exames antes da cirurgia para ver como estou. Tenho uma pedra na vesícula faz anos e que pode se deslocar e atingir o pâncreas. Aí posso ter pancreatite. Então vou operar.

Onde você tem ficado em São Paulo?
Tenho ficado um pouco no sítio em Ibiúna e pouco em São Paulo. Preciso descansar porque essa coisa da diverticulite piora com stress. Ficar calmo ajuda. Eu não posso operar da diverticulite porque ela tomou conta do intestino. Tenho que viver com a diverticulite e com a dor. O jeito é controlar a comida.

No jogo contra o Palmeiras, houve um momento em que você apareceu com uma expressão no rosto de desânimo. Foi isso?
Não. Foi um pouco de dor. A diverticulite me complica.

E você tem assistido futebol?
Tenho, claro. Ontem mesmo eu vi Oeste e Guaratinguetá (1 a 0 para o Oeste, na Série A2). Foi duro, mas eu vi.

Vai acompanhar o jogo do São Paulo contra o Danúbio nesta quarta-feira?
Eu vou. Vou estar em casa ainda. Vou me internar na quinta-feira para fazer exames. Vai dar para eu ver o jogo.

O que você acha deste confronto?
Vai ser um jogo complicado. O campo lá é apertado, não é bom. Time por time, o São Paulo é bem melhor, mais técnico. Vai precisar manter a posse de bola e se adaptar ao campo. Aí pode dominar o jogo.

O que você achou do posicionamento do Paulo Henrique Ganso no jogo do São Paulo contra o Red Bull?
Ele já vinha atuando assim, quando a gente colocava dois caras de lado. Ele jogava livre. Mas era preciso que ele entrasse na área. Desta vez, ele entrou.

Muricy, você viu a torcida gritando seu nome?
Vi sim. Foi muito legal. Muito mesmo. Eu estou legal agora. Estou bem, mas pedi para sair porque preciso cuidar da saúde. Os dirigentes pediram para eu descansar e voltar. Mas não dava.

Como você vê as partidas semifinais do Campeonato Paulista?
Pode dar de tudo. É um jogo só, não tem nenhum time grande favorito. Todos os quatro podem ganhar. Vale quem tem mais sangue frio. Com certeza, vou torcer para o São Paulo.