Blog do Boleiro

Chutão e falta tática. Campeão mundial aponta erros de Dante e David Luiz

Luciano Borges

O técnico Roque Junior, zagueiro titular da seleção brasileira campeã do mundo em 2002, viu pela televisão os jogos da Liga dos Campeões da Europa desta quarta-feira. Acompanhou todo o confronto de Porto 3 x 1 Bayern de Munique, além de checar os melhores momentos de PSG 1 x 3 Barcelona. Conclusão: os defensores brasileiros Dante e David Luiz cometeram erros básicos que prejudicaram suas equipes. “O segundo lance do David Luiz e do Suarez foi o pior”, afirmou ao Blog do Boleiro.

Roque, 38 anos, acha que no lance do terceiro gol do Barcelona, David Luiz tinha só um jeito de evitar o gol do atacante uruguaio. “Ali era para estourar a bola ou acertar o Luis Suarez. Não tinha outra alternativa. Mas o David chegou na bola querendo tirar com uma postura mais leve. Deu no que deu”, disse referindo-se à segunda bola entra as pernas que o zagueiro do PSG e da seleção brasileira levou. ''É o que chamamos de falta tática'', completou.

Na opinião do técnico que estreou na nova carreira dirigindo o XV de Piracicaba esse ano no Paulista, David Luiz levou a primeira “caneta” de Suarez por talento do adversário e um pequeno erro do brasileiro. “Acho que ele diminuiu muito rápido o espaço dele e do Suarez. Talvez tivesse sido o caso de esperar um pouco, fazer uma contenção. Mas ele foi para tirar o espaço e o Luis mostrou que é craque com aquela bola entre as pernas”, avaliou.

Roque Junior assistiu também ao confronto entre Porto e Bayern de Munique. Viu Dante perder a bola para Quaresma na intermediária e o português fez o segundo gol da vitória por 3 a 1. Ali faltou humildade. “Você vê que o Dante não dominou a bola direito e ele deveria ter dado um chutão com o pé esquerdo para aliviar a situação. Ele preferiu tentar o passe e perdeu a bola. Ali era para tirar a bola de qualquer jeito”, falou.

O dia seguinte de David Luiz e Dante, zagueiros titulares do Brasil na goleada por 7 a 1 sofrida diante da Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo do ano passado, não foi dos mais agradáveis. Além de gozações nas redes sociais, os dois brasileiros foram criticado por jornais alemães e franceses.

“Todo zagueiro, todo jogador tem que saber que o futebol é assim: não pode crescer quando recebe elogios nem pode afundar quando as críticas chegam. Eles têm que aceitar e tirar lições destas partidas”, afirmou Roque Junior que guarda elogios: “Eles são bons. Estão jogando em grandes clubes da Europa e disputando grandes torneios. Eles têm condições”, disse roque Junior que atuou em equipes da Europa como o Milan.