Blog do Boleiro

Valdívia, “poko lindo”, diz que joga muito: “Eu tenho muita qualidade”

Luciano Borges

Valdívia comemora gol diante do The Strongest foto: AFP Photo - Vinicius Costa

Valdívia comemora gol diante do The Strongest foto: AFP Photo – Vinicius Costa

Valdívia, 20 anos, é ''poko lindo''. Assim mesmo, com a letra ''k'' tomando conta de tudo o que ele escreve nas mídias sociais. O jovem atacante do Internacional de Porto Alegre ainda luta para ser titular do time dirigido pelo técnico Diego Aguirre. Vem fazendo a parte dele em campo. Contra o The Strongest, na noite desta quarta-feira, ele entrou aos 22 minutos do primeiro tempo no lugar de Jorge Henrique. Marcou o gol da vitória dos colorados (1 a )). O resultado classificou o time gaúcho para a fase de mata-mata da Copa Libertadores da América. Valdívia foi eleito o melhor em campo.

Valdívia é ''poko humilde''. Ele faz o tipo confiante. ''Tenho muita qualidade'', disse em entrevista ao Blog do Boleiro. Em 2012, na Taça São Paulo de Juniores, ele marcou oito gols jogando só na primeira fase. O Internacional foi atrás dele no Rondonópolis, encontrou um investidor gaúcho. ''Hoje ele vale muito mais'', disse o conselheiro Roberto Melo, diretor de futebol da época.

Jair Peixoto, o investidor, anda satisfeito. ''Ele tem muito mais para mostrar. Ele vai dar muitas alegrias para a torcida do Internacional. É um jovem sério e muito caseiro'', disse o empresário gaúcho. Ele contou que o meia só precisa de um video game na frente. ''Pode esquecer dele. Ele fica lá jogando''.

Valdívia é Wanderson, mas nem a mãe dele o chama assim. Ganhou o apelido por causa do Valdívia do Palmeiras. E diz que, na época, o original ''estava jogando bem''. O meia mato-grossense de Jaciara tem aproveitado a presença em instrumentos como o Instagram e o Facebook para espalhar um ''cult following'' (movimento de seguidores fiéis) na rede. Em campo, ele foi importante na semifinal do Campeonato Gaúcho. Contra o Brasil, fez um gol e deu uma assistência levando o time à final diante do Grêmio.

Agora ganha o status do Valdívia ''que funciona''.

Assim, tipo ''poko moral''.

Blog do Boleiro – Este tipo ''poko lindo'' das mídias sociais é seu verdadeiro eu?

Valdívia – É claro. Poko charme, poko lindo, poko gato. Eu sou assim para minhas fãs, as pomo piquetes.

Poko piketes?
É. As fãs do Valdívia. Eu sou pomo pika, mando bem. Não tem as Neymarzetes? As Damienetes (do Leandro Damião)? Então, graças a Deus, tenho muitas fãs nas mídias sociais e está crescendo.

E você se acha bonito?
Eu acho. Eu sou ''poko'' lindo.

Essa coisa do ''poko'', de onde vem?
Vem do futebol, mas eu inventei.

Você tem namorada?
Tenho. Ela se chama Sasha e é de Porto Alegre.

Sasha como o Sasha que fez a assistência para seu gol contra o The Strongest?
É. Engraçado né. Eles tem o mesmo nome. Eu conheci a Sasha pelas redes sociais. A gente trocou mensagens, eu marquei um encontro. Fiquei. E fomos ficando.

A bola ajudou?
Não. Foi o charme mesmo.

Você é bom de conversa?
Sou mais ou menos. Dá para mandar uns áudios. Mas não sou Don Juan.

valdivia piada

E esse aparelho nos dentes foi colocado para corrigir qual problema?
Há três anos que tenho este aparelho. Estou para tirar, mas não tenho tido muito tempo para ir à dentista. É para corrigir embaixo, uns dentes meio tortos. Todos colocam aparelho. Eu quis colocar também. Eu ainda vou usar um vermelho e um preto. Este de agora é roxo, mas ficou cinza porque faz um mês que não vou à dentista. Ele está brava comigo.

Como nasceu o apelido Valdívia?
Foi no Rondonópolis. Foi por causa do meu cabelo, que é parecido com o do Valdívia, do Palmeiras. Naquela época, em 2012, ele estava bem, jogando todos os jogos. Era para ser Puyol (referência ao ex-zagueiro do Barcelona), mas ficou mesmo o Valdívia.

Se alguém chamar você de Wanderson (lê-se ''uanderson''), você responde?
Difícil. Nem minha mãe me chama pelo nome mais. É só Valdívia.

Pela segunda partida consecutiva, você ajuda o Internacional a vencer com um gol contra o Brasil e agora diante do The Strongest. Merece ser titular?
Acho que mereço. Venho fazendo um grande trabalho. Tenho tido oportunidade de jogar e estou aproveitando cada oportunidade. Está dando certo. Estou mostrando meu futebol.

Onde você quer chegar no futebol? Dá para realizar grandes coisas?
Dá. Eu tenho muita qualidade e hoje faço uma coisa que não fazia antes: estou voltando para ajudar na marcação, participando mais do jogo. E tenho feito gols porque estou podendo entrar mais na área adversária.

Para o Grenal decisivo, você está pronto?
Estou preparadíssimo.,

valdivia selfie