Blog do Boleiro

Milton Cruz decide sozinho, perde peso e diz que só “está” técnico do SPFC

Luciano Borges

Milton Cruz posa para foto com torcedores Foto: Blog do Boleiro

Milton Cruz posa para foto com torcedores Foto: Blog do Boleiro

Milton Cruz está quatro quilos mais magro. A única explicação que ele dá para esta perda de peso é ''preocupação''. ''Eu nem durmo direito. Fico pensando o que vou fazer, como vai ser o trabalho do dia seguinte. Além disso, minha vida virou uma correria. Tem sempre algo pendente para fazer'', disse o treinador do São Paulo que continua a dizer que ''está no cargo''.

Nesta sexta-feira, ele levou o time do São Paulo para treinar no estádio do Morumbi. Em casa, Cruz teve uma pequena ideia do que o status de técnico anda fazendo com ele.

Na saída do treinamento – ele foi até em casa para trocar de roupa e voltar a fim de dar uma entrevista à TV Globo – Milton Cruz encontrou cerca de 100 torcedores no portão principal do estádio tricolor. Ele deu autógrafos e posou para fotos, sempre atrás da grade. Passou cerca de dez minutos nesta função. Mais tarde, por volta das 13h00, quando se preparava para entrar ao vivo, Milton ouviu um grupo de torcedores na numerada gritando: ''É Milton Cruz!''.

Este refrão poderia ser outro. ''Está Milton Cruz!''.

Longe do dilema shakesperiano de Macbeth (''to be or not to be''), Milton Cruz aceita estar treinador, mas não quer ser efetivado no cargo. Os quilos a menos são uma lembrança de como é dura a vida de ''professor''. Há 21 anos como assistente técnico, Milton já levou técnicos para o hospital em cinco ocasiões. Duas delas foram com Muricy Ramalho, amigo de trabalho que deixou o clube há pouco mais de 20 dias. ''Uma vez, ele sentiu um formigamento no braço esquerdo. Depois foi quando ele teve a arritmia cardíaca'', lembra o ex-atacante do São Paulo que passou sete temporadas como jogador.

Ricardo Gomes sofreu um AVC, ainda no CT da Barra Funda. Paulo Autuori também teve um problema de coração. E Vadão foi diagnosticado com arritmia cardíaca depois de passar mal no ônibus da delegação em Porto Alegre. Sem falar em Telê Santana, que também teve uma isquemia. '' Eu já trabalhava, mas não diretamente com ele. É um stress danado esta profissão'', afirmou o homem que vai dirigir o São Paulo nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Segundo o vice-presidente da futebol, Ataíde Gil Guerreiro, Milton vai permanecer no cargo mesmo que perca ou seja eliminado pelo Cruzeiro. ''Ele irá trabalhar enquanto procuramos com calma um treinador que seja do perfil que queremos'', disse nesta sexta-feira no Morumbi.

Para complicar a vida do auxiliar que virou técnico, Milton Cruz – acostumado a aconselhar os técnicos – anda meio sozinho. Perguntado sobre com quem discute a escalação e as estratégias da equipe, ele respondeu: ''Por enquanto só eu mesmo''. A comissão técnica, como está no momento, não tem assistente para o treinador.

Os dirigentes tricolores sabem que a disposição de Milton Cruz é a de permanecer como integrante da comissão técnica. ''Eu sei a minha importância para o clube e o clube sabe da minha importância'', disse ao Blog do Boleiro. Neste tempo todo em que trabalha como funcionário do clube, Milton foi sondado para desenvolver o trabalho de observador no Palmeiras, quando o time contava com a parceria da Traffic. Ele chegou a ser cotado para trabalhar na seleção brasileira.

Ele gosta mesmo do São Paulo. Por isso não foi mordido pela ambição de ser treinador. Prefere estar. ''É assim que é'', disse.]

milton 2