Blog do Boleiro

No relatório, juiz implica Dudu. Ceretta ganha nota 9 do chefe do apito

Luciano Borges

O árbitro Guilherme Ceretta de Lima colocou no relatório do clássico Santos x Palmeiras, deste domingo, que foi atingido pelas costas pelo atacante Dudu, do Palmeiras. A agressão ocorreu logo depois que Ceretta mostrou o cartão vermelho para o palmeirense e para Geuvânio, do Santos, num lance no final do primeiro tempo.

Na súmula, Dudu é acusado de proferir ofensas com palavrões. Com isso, Dudu poderá ser enquadrado em dois artigos da Justiça Desportiva, o que pode lhe render uma pena pesada. No artigo 254a, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o artigo 3º prevê suspensão de até 180 dias.

Leia abaixo o trecho do relatório:

Eduardo Pereira Rodrigues – (Dudu)

Palmeiras

Cartão Vermelho Direto

Descrição: APÓS TER SOFRIDO UM TRANCO DO SEU ADVERSÁRIO, SR. GEUVANIO SANTOS SILVA, N. 11, ATINGIU COM O ANTE BRAÇO AS COSTAS DO MESMO, QUANDO A PARTIDA SE ENCONTRAVA PARALISADA, SENDO EXPULSO DE IMEDIATO. ATO CONTÍNUO PARTIU EM MINHA DIREÇÃO, E DESFERIU UM GOLPE DE FORMA INTENCIONAL COM SEU ANTE BRAÇO ATINGINDO AS MINHAS COSTAS, PROFERINDO AS SEGUINTES PALAVRAS: – '' VOCÊ É UM SAFADO, SEM VERGONHA, VEIO AQUI ROUBAR A GENTE, SEU FILHO DA PUTA, MAU CARÁTER, LADRÃO'', TENDO QUE SER CONTIDO PELOS SEUS COMPANHEIROS.(VERMELHO DIRETO)

Ceretta e a equipe de arbitragem da final do Campeonato Paulista receberam nota 9 do presidente da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol. ''O Ceretta foi bem. Ele passou a responsabilidade do jogo para os atletas'', disse o coronel Marcos Marinho. Ele fez apenas uma ressalva à atuação do juiz: a expulsão de Dudu e Geovânio.

''Ele poderia ter evitado as expulsões. Poderia ter dado cartão amarelo e chamado a atenção dos dois atletas. Mas ele viu os dois se agarrarem muito perto dele e acho que ele quis puxar o jogo para ele, para controlar o jogo'', afirmou o homem forte do apito paulista.

Ceretta expulsou também o zagueiro Víctor Ramos no segundo tempo. ''Ali o Ceretta fez o certo que era expulsar'', disse.

Marinho estava satisfeito com uma atuação em especial, a do assistente Emerson Augusto de Carvalho. ''Os lances dos gols onde poderia haver impedimento foram todos no lado dele. E ele acertou todas as marcações, incluindo a do lance do Palmeiras que terminou nos pés de Amaral, mas ele estava impedido'', avaliou.

Logo depois da conquista do título paulista pelos santistas (2 a 1 no tempo regulamentar e 4 a 2 na decisão por pênaltis), Ceretta escreveu a súmula do jogo. O relatório demorou para sair. Às 21H10, o juiz ainda estava preenchendo o formulário virtual que é fornecido para FPF junto com um laptop. ''Ele tem muitos cartões para citar e explicar'', explicou o Cel. Marinho.

Nesta segunda-feira, ele vai apresentar uma lista de nomes de árbitros que foram melhores avaliados pela comissão de arbitragem da FPF. O presidente Reinaldo Carneiro Bastos vai discutir com o Cel. Marinho quem será escolhido o melhor juiz desta Campeonato Paulista. Ceretta é um dos indicados.