Blog do Boleiro

Bahia faz festa com churrasco. Técnico começa montagem para Série B

Luciano Borges

A festa da conquista do título baiano foi numa churrascaria da cidade, num jantar barulhento com jogadores e familiares, além da comissão técnica e de dirigentes do Bahia. O técnico Sérgio Soares saiu antes, no início da madrugada desta segunda-feira. Tinha vôo marcado para São Paulo, onde vai ficar até terça-feira com a família. Depois retorna a Salvador para realizar a próxima tarefa: ''Temos que reforçar o time para disputar a Série B'', disse ao Blog do Boleiro.

Ele acha que o grupo atual precisa de gente com experiência para equilibrar com os 20 jogadores vindos da base do clube. ''Não foi fácil. Tivemos que fazer nova estrutura da equipe nestes quatro meses de temporada'', falou o treinador.

A julgar pelo número de pagantes ( 21,141) na partida final contra o Vitória da Conquista, na Arena Fonte Nova, o torcedor do tricolor baiano tinha pouca fé na virada que aconteceu.

Afinal, a semana passada não foi das melhores. O Bahia perdeu o jogo de ida contra o Conquista por 3 a 0. Depois, na quarta-feira, veio a derrota para o Ceará na decisão a Copa do Nordeste. Neste domingo, o time precisava vencer por mais de três gols. Fez seis no total.

Blog do Boleiro – O Bahia exagerou. Poderia ser campeão com quatro gols.
Sérgio Soares – A gente tinha que dobrar, se tomamos três na ida, tínhamos que fazer seis na volta.

O que você falou para os jogadores depois da perda do título da Copa do Nordeste para o Ceará, na última quarta-feira?
Eu tive muita conversa com eles. Lembrei que a oportunidade de conquistar este título estadual, neste início de trabalho, era real. Perdemos por três gols em 90 minutos e dava para reverter.

Os primeiros 23 minutos foram uma aula de sufoco.
Não foi? Jogamos no campo deles, marcamos duro. Mas nós jogamos deste jeito em 80 por cento dos jogos deste ano. Voltamos a fazer. Marcação alta, pressionando. Era necessário fazer e o time jogou o que vinha fazendo. E olhe que o Vit´poria já tinha nos vencido em duas partidas, uma no início do torneio por 2 a 0 e este jogo de ida em Vitória da Conquista.

E agora?
Primeiro comemoramos o título. O presidente do clube chamou todo mundo para uma churrascaria. Vou estar em São Paulo já nesta segunda-feira. Mas a partir de amanhã temos que pensar na programação até o final do ano.

Este time tem boa perspectiva para a Série B?
A Série B deste ano está muito forte, especialmente porque o Bahia está lá. Nosso time é forte candidato. Vamos ter que reforçar mais o grupo, aumentando a competitividade dentro do elenco. Em quatro meses, estruturamos e remontamos a equipe. No elenco profissional, temos 20 garotos vindos da base. É preciso dar um pouco de experiência ao grupo.

Já tem nomes de reforços?
Temos e a diretoria do Bahia está vendo esta parte. Na verdade, trouxemos três reforços: o lateral-esquerdo Marlos, o meia Eduardo (ex-Ceará) e o zagueiro Jaílton (ex-Avaí).

Deste jovens jogadores, que se destacou no Campeonato Baiano deste ano?
O goleiro Jean. Ele tem 19 anos, é de seleção brasileira Sub-20 e seleção olímpica. É a maior revelação desta safra.