Blog do Boleiro

Miranda dormiu na hora da convocação. “Não tenho idade para ficar ansioso”

Luciano Borges

Quando o técnico Dunga anunciou o nome do zagueiro Miranda entre os 23 jogadores convocados para a Copa América no Chile, o zagueiro do Atlético de Madri estava dormindo. Ele tinha acabado de terminar o almoço em casa e tirou uma sesta. Acordado pelo Blog do Boleiro, o jogador pediu mais umas horas para falar ''com voz melhor''. Aos 30 anos, ele garante que não fica mais nervoso com antecipação. ''Eu espero acontecer'', disse por telefone duas horas mais tarde.

Depois da soneca, Miranda e a esposa dele, Jaqueline, levaram os filhos João Vítor (9) e Lucas (5) para a escolinha de futebol da Fundação Atlético de Madrid. ''Eles gostam bastante. O futebol para eles é o esporte que praticam. Sempre que posso, trago os meninos aqui. Eles são muito jovens ainda, mas levam jeito. O Atlético tem mais de 200 alunos'', explicou.

Depois de ficar fora da Copa do Mundo de 2014, Miranda voltou a ter chance na seleção com a volta de Dunga ao comando do time. Foi convocado para os oito amistosos do Brasil sob  nova administração. Acha que correspondeu toda vez em que entrou em campo. Por isso, almeja ser titular da zaga que tem ainda David Luiz, Marquinhos e Thiago Silva, todos do Paris Saint-German.

Blog do Boleiro – Em dia de convocação, você consegue dormir?
Miranda – Consigo. Não tenho mais idade de ficar emocionado, ansioso. Eu espero acontecer. E depois agir com muita calma e satisfação.

Gostou de estar na lista da Copa América?
Gostei. Fiquei feliz. Todo grande profissional quer atuar na seleção brasileira. É onde estão os melhores e onde você joga por seu país.

Houve um tempo em que você esperava ser chamado. Agora já pensa em ser titular?
Espero que seu seja. As oportunidades que tive, eu aproveitei. Se bem que em seleção não existe exatamente titular. Cada jogar que é chamado tem que mostrar que merece estar lá. E por isso tem condição de jogar. Eu amadureci bastante. Tenho a confiança do treinador, o que me ajuda bastante. Resta retribuir e fazer o melhor.

Sua mulher, Jaqueline, ficou de olho na convocação?
Sabe que não? Ela já está calejada. Nós ficamos felizes com a convocação. Acho que venho mantendo este nível de jogo há um bom tempo. Procuro sempre evoluir a cada dia, a cada jogo.

Em qual aspecto você acha que evoluiu nos últimos anos?
Estou sem´pre evoluindo taticamente. Hoje estou bem melhor neste aspecto do que estava, por exemplo, no São Paulo.

Dos amistosos que você jogou, qual o adversário mais forte, o jogo mais duro?
O mais forte foi a França. Foi uma partida aberta, muito boa. E perigosa. Acho também que Chile e Argentina foram adversários muito difíceis.

E eles estarão na Copa América.
A Copa América vai ser muito disputada. São grandes seleções sul-americanas. Não vai ter jogo fácil. Todos querem competir e derrotar o Brasil. Queremos o título. Sempre é bom para a seleção mostrar que é forte, que está bem.