Blog do Boleiro

Saldo da “Blitz no Derby”: cinco condenados por ingressos falsos e cambismo

Luciano Borges

A delegacia móvel instalada na Arena do Corinthians registrou a prisão de cinco torcedores – cambistas e portadores de ingressos falsos que foram autuados, condenados e terão que cumprir pena alternativa (ou substitutiva) nos próximos três meses. Nos dias de jogos de Corinthians ou Palmeiras, todos terão que se apresentar no Instituto Médico Legal ou em uma unidade do Corpo de Bombeiros. ''Os que forem ao IML vão fazer trabalho administrativo. Quem for aos Bombeiros vai lavar as viaturas'', disse o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, diretor do Decap, Polícia Judiciária da Capital.

Cada um dos condenados teve que assinar um termo de compromisso que garante a presença deles nos locais designados nos dias e horários dos jogos. ''Quem não aparecer irá para a cadeia', disse Nico.

O promotor Paulo Castilho informou  ao Blog do Boleiro que ''menos de 10 cadeiras foram danificadas'' pelos uniformizados do Palmeiras que foram instalados atrás de um dos gols. ''O policiamento reforçado dentro e fora da Arena Corinthians inibiu os caras'', falou Nico

Um torcedor do Corinthians arremessou uma letra de refrigerante no campo, causou tumulto e foi detido. Também foi punido com 90 dias de afastamentos dos jogos do time.

O clássico vencido pelo Palmeiras por dois a zero serviu para o lançamento efetivo do Juizado do Torcedor turbinado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, com poderes para prender, indiciar, julgar e fazer cumprir a pena mais rapidamente nos dias de jogos de risco.

Quanto ao protesto dos torcedores corintianos uniformizados ao final do clássico, depois da derrota, o promotor não viu irregularidade. ''Foi um protesto pacífico com cerca de 250 torcedores'', disse Paulo Castilho.