Blog do Boleiro

Ida de Del Nero ao Congresso pode esvaziar audiência da MP dos Clubes

Luciano Borges

A ida de Marco Polo Del Nero ao Congresso Nacional nesta terça-feira deixou parlamentares defensores da MP das Dívidas dos Clubes, de autoria do governo federal, preocupados. Afinal, a estratégia do presidente da CBF para afastar a pressão causada pelos casos de corrupção na Fifa, pode esvaziar a discussão sobre a medida provisória.

Del Nero será sabatinado na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados por volta das 14 horas. No mesmo horário está marcada uma audiência da Comissão Especial da MP dos Clubes. Os parlamentares que fazem parte desta comissão terão na pauta a discussão do parecer do relator Otávio Leite, deputado pelo PSDB-RJ.

O Bom Senso FC, que representa os jogadores de futebol, tem restrição ao texto, especialmente quando ele trata das contrapartidas exigidas para os dirigentes das agremiações que aderirem ao refinanciamento das dívidas com o governo.

O problema é que havia uma vontade de vários deputados em deixarem esta audiência de lado para acompanhar o que Marco Polo Del Nero tem para dizer. Durante a tarde desta segunda-feira, vários deles trocavam mensagens discutindo perguntas que poderão ser feitas para colocar o presidente da CBF em situação incômoda.

O temor que que a ofensiva de Del Nero, que adotou postura agressiva para provar que nada tem a ver com os casos de corrupção investigados pelo FBI nos Estados Unidos. Mesmo que José Maria Marin, seu vice na CBF e amigo de longa data, tenha sido preso por aceitar e cobrar propinas para vender direitos de transmissões de torneios da Concacaf e do futebol brasileiro.

No pacote de vacinas de Del Nero estão medidas que ele chama de ''modernizadoras'' na CBF. Ele chamou os clubes que disputam a Série A para uma reunião na sede da entidade nesta segunda-feira: mais uma vez deixou claro que não vai renunciar porque entende que não tem culpa de nenhum malfeito, propôs que as agremiações discutam a nova fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro, discutiu o parecer do relator da MP dos Clubes e falou em estabelecer de vez o fair play trabalhista a partir do ano que vem.

São medidas que podem mostrar uma gestão dinâmica e reformadora. A pressa se dá por receio de que a crise na Fifa respingue na  CBF. Por isso, a agenda positiva. Afinal, a ida de Del Nero à Comissão de Esportes foi proposta por Walter Feldman, secretario geral da Confederações, que articulou o assunto com os deputados da bancada da bola.

Para o Bom Senso, o momento é o de acender luzes amarelas. Na esteira da crise, a estratégia de Del Nero pode atingir a MP. Otávio leite tem pressa em colocar seu parecer para discussão até se chegar a um texto final. O prazo para que a medida provisória seja votada nas Câmara e no Senado é até 17 de julho.