Blog do Boleiro

Modesto Roma Jr. quer a demissão do chefe do apito: “Quero o escalpo dele”

Luciano Borges

O presidente do Santos, Modesto Roma Junior, pediu ao presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, a demissão do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa. ''Eu pedi o escalpo dele'', disse o dirigente que não engoliu a expulsão do meia Geuvânio, ainda no primeiro tempo da partida contra o Grêmio. ''Ele tem que sair'', repetiu Modesto.

Geuvânio já tinha recebido cartão amarelo por uma falta dura num adversário. Ele sentiu dores no quadril e saiu para ser atendido. Antes de retornar ao campo, o juiz Felipe Gomes da Silva (do Paraná) levantou o braço. O jogador então entrou em campo e desarmou um gremista. O árbitro parou a jogada, disse que não tinha autorizado a entrada do atleta e mostrou o segundo cartão amarelo.

Sérgio Corrêa acredita na versão de Felipe Gomes que garante não ter autorizado a entrada de Geuvânio. ''Ele garante que o gesto não foi o de autorizar. Depois, o próprio atleta disse que entrou porque o quarto árbitro liberou, o que  também foi negado. Mas ele não viu o gesto do Felipe'', disse ao Blog do Boleiro.

Mesmo assim, o presidente da Conaf admitiu: ''Até agora não entendemos o que ele fez com aquele braço levantado''.

Correa não quis comentar as declarações do presidente santista. ''Não vou falar em respeito à idade dele'', afirmou referindo-se a Modesto Roma Jr., de 62 anos.  

O presidente da comissão comemora as mudanças de comportamento dos árbitros que estão advertindo os jogadores por reclamação. Nas onze rodadas já disputadas do Campeonato Brasileiro foram distribuídos 609 cartões amarelo. Destes, 131 foram por reclamação dos atletas. É o triplo da média das edições dos últimos três anos.

''Essa cultura da reclamação, da falta de respeito para com o árbitro está se quebrando. Aos poucos, vamos nos adequando a um novo comportamento e aí estes cartões vão diminuir'', disse. Sérgio lembra que o tempo de bola rolando aumentou nesta temporada e o número de faltas por partida está igual ao do Campeonato Espanhol. ''Estamos nos equiparando aos grandes centros do futebol'', falou animado.

Modesto Roma Jr. não perdoa Correa. ''Se ele acha que está bom é mais um motivo para ele ser demitido'', afirmou.

O dirigente santista está às voltas com a contratação de um novo técnico. ''Está difícil. Estamos falando com alguns nomes e devemos acertar nesta semana'', disse. O Santos é o primeiro time da zona de rebaixamento com 10 pontos ganhos. ''Temos que sair dali rapidamente'', falou o dirigente.

Mesmo assim, Modesto acha que a campanha modesta do Santos também se deve a uma sequência de jogos muito dura. ''Nós enfrentamos o Atlético Mineiro e empatamos na casa deles. Já pegamos o Fluminense e o Sport. E perdemos agora para o Grêmio. Ou seja, encaramos os quatro times melhores colocados do Brasileiro'', lembrou.