Blog do Boleiro

Mudança de hábito: Alex Silva vira atleta, abraça a fé e procura clube

Luciano Borges

Alex anda sempre com Maurício (esq), Marcelo e Eric, amigos da comunidade religiosa em Amparo Foto: Blog do Boleiro

Alex anda sempre com Maurício (esq), Marcelo e Eric, amigos da comunidade religiosa em Amparo Foto: Blog do Boleiro

Alex Silva, 30, está mudado. As baladas acabaram. Hoje, o zagueiro frequenta células de oração na cidade de Amparo (SP), onde mora com os pais. Sambista inveterado, ele só escuta música gospel. Bebida alcoólica, só mesmo um dia por semana. “Tomo uma taça de vinho e só”, garantiu. Ele diz que deixou de ser boleiro. “Hoje, sou atleta”, falou.

Alex Silva está atrás de um clube para jogar.

Ele mesmo vende o produto: “Hoje, eu estou em forma, sou muito mais atleta. Treino duas vezes por dia. De manhã, trabalho com bola. De tarde vou a uma academia de Amparo. E de noite, treino a parte espiritual. Posso ajudar dentro e fora de campo. Tenho experiência e sei o que é certo e o que é errado. Posso ajudar o grupo com orientações”.

Segundo o jogador, os erros acabaram há cerca de um ano, depois que foi detido pela polícia quando voltava de Campinas, dirigindo embriagado.

Como fazia com frequência, Alex tinha participado de uma festa no bar Seu Rosa, onde cantou samba de raiz e bebeu cerveja. Na volta para São Bernardo, onde estava jogando, ele furou uma barreira policial e parou cem metros depois. Foi detido.

“Eu estava lá na delegacia esperando chegar o dinheiro da fiança (sete mil reais), quando me dei conta de que precisava mudar. Tinha que ter uma vida nova. Fui procurar uma igreja no outro dia, lá mesmo em São Bernardo”, contou.

Assim começou a entrada do irmão de Luisão, zagueiro do Benfica, em outra vida. “Faço coisas do agrado de Deus e não as coisas do mundo”, disse com ar determinado.

Falando em ar, Alex postou uma montagem com duas fotos no perfil dele no Instagram.

alex2ok

À esquerda, o homem antigo que virava a noite na balada, chegando a gastar R$ 30 mil numa noite, namorando e tendo relacionamentos rápidos com mulheres diferentes. Um cara que se garantia: “Se vou para a noite e de manhã treino forte e bem, ninguém tem nada com isso”, disse há oito anos, quando formava no São Paulo uma defesa quase intransponível com Miranda e Breno.

À direita da foto, está o Alex novo, mais magro e orgulhoso do modo de olhar. “Repara como minha expressão de antes era meio sem brilho, cansada. Agora estou com os olhos mais vivos. Estou feliz”, disse o pai de dois meninos, Miguel (5 anos) e Matheus (2 anos), frutos de uniões diferentes.

Alex Silva acha que pode voltar a jogar na elite do futebol brasileiro.

Depois de passar por Vitória, Rennes, São Paulo, Hamburgo, Flamengo e Cruzeiro, Alex Silva entrou em um processo de decadência. Em 2013, disputou a Série B com o Boa Esporte. No ano seguinte, atuou no São Bernardo. Em 2015, no primeiro semestre, disputou o estadual no Brasiliense.

Agora está no mercado. Ele não tem empresário. Acha que enfrenta uma barreira: a imagem do Alex Silva de antes. “Eles me veem pelo meu passado e acabam não dando oportunidade. Dentro de campo, nunca deixei de jogar”, afirmou o atleta que garante estar plenamente recuperado das quatro cirurgias, duas em cada joelho. “Estou zerado”, cravou.

Financeiramente, Alex Silva diz ter uma posição confortável o suficiente para quando parar de jogar. Tem dinheiro a receber de um empresário que, segundo o zagueiro, o lesou em quase R$ 3 milhões. Era a quantia paga pelo Flamengo quando o defensor saiu do clube carioca.

Alex enviou ao Blog do Boleiro esta foto com o Pastor Francisco de Moraes

Alex enviou ao Blog do Boleiro esta foto com o Pastor Francisco de Moraes

Enquanto faz contatos – e está inclusive tentando conversar com o São Paulo, onde foi ídolo – Alex Silva toca a vida e se prepara. Segundo os amigos da igreja Sara Nova Terra, fundada pelo Bispo Rodovalho, de Brasília, ele tem se destacado pela leitura de livros e textos sobre liderança.

“Ele é totalmente disciplinado. Nas reuniões de oração, que chamamos de célula, damos dicas de leitura não religiosa para o auto-conhecimento, motivação e liderança. E ele é um bom aluno”, disse o diretor comercial Marcelo Beltrami que, ao lado de Eric Moreira e Maurício Ricardo, forma o trio de amigos.

Marcelo e Maurício nem sabiam que Alex Silva era zagueiro de seleção brasileira campeã da Copa América de 2007, bicampeão brasileiro pelo São Paulo e eleito o melhor da posição no Brasil em 2010. “Para nós, ele era o Alex. E ele é muito humilde. Nunca fica falando sobre isso”, afirmou Beltrami.

Alex Silva mudou e não faz muito tempo. ''Mas hoje estou muito diferente. Ainda sou o cara brincalhão, que faz amigos. Acho que ainda posso jogar em alto nível'', disse.