Blog do Boleiro

Técnico do Palmeiras tem quatro substitutos para preencher vaga de Dudu

Luciano Borges

O técnico do Palmeiras tem pelo menos quatro alternativas para o caso de não poder contar com o atacante Dudu, que vem jogando sob efeito suspensivo de uma pena determinada pelo TJD de São Paulo que o afastaria dos campos por seis meses. Em troca de mensagens com o Blog do Boleiro, Marcelo Oliveira citou os possíveis substitutos: ''Na ausência do Dudu, essa função pode ser cumprida também pelo Kelvin, Gabriel Jesus, Pablo Mouche e até o Cristaldo, num apelo mais ofensivo''.

O treinador palmeirense, no entanto, disse que espera boas notícias do STJD: ''Acho que deveria ter uma punição menor''.  Mas se Dudu, numa visão mais otimista, pegar de dois a três meses e uma pena alternativa, Marcelo sabe que precisa contar com o elenco: ''Se não acontecer, vamos valorizar os substitutos com toda confiança'', disse Marcelo Oliveira.

Desde que foi expulso na partida final do Campeonato Paulista contra o Santos, Dudu tem vivido tempos difíceis. Depois do julgamento e da punição de seis meses, o atleta passou a atuar com esta ameaça permanente. Em campo, tem jogado bem. Fora dele, tem se mostrado preocupado com o futuro. No julgamento do recurso, na semana passada, os advogados do clube decidiram não levar o atleta para o plenário. Dudu acompanhou a sessão pelo celular, desejando boa sorte aos homens que o defenderam.

O TJD-SP confirmou a pena. O Palmeiras então recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, da CBF, e pediu a concessão de efeito suspensivo até o caso ser julgado pelo Pleno do STJD. Não há uma previsão de data. Vai depender da agenda de julgamentos e da disponibilidade dos auditores. Não ficou decidio ainda se desta vez, Dudu irá se defender pessoalmente.

A cada partida que ganha graças ao efeito suspensivo, Dudu tem mostrado que é peça importante para o esquema tático adotado por Marcelo Oliveira. É titular do time. Tem feito gols e participado de lances que resultaram em tentos. É visto na lateral-esquerda, ajudando Egídio na marcação. Ele é um dos atacantes mais dedicados na tarefa de bloquear os laterais adversários.

''Da forma que jogamos, os atacantes dos lados de campo precisam marcar o lateral adversário. O Dudu e o Rafael Marques têm feito isso muito bem'', elogiou Marcelo Oliveira. É esta aplicação que os candidatos a substitutos de Dudu precisam mostrar em treinos e nas oportunidades que terão de jogo.