Blog do Boleiro

Evaristo de Macedo: foto ousada no Barça e encontro com a memória da paixão

Luciano Borges

Em março deste ano, Evaristo de Macedo, 82, esteve na Espanha. Viajou a convite de uma emissora de televisão do Brasil para participar de reportagens especiais em Barcelona. A notícia da presença do ídolo brasileiro do time ''blaugrana'', chegou aos ouvidos dos médicos de uma clínica de tratamento de pessoas com o Mal de Alzheimer.

''Eles me convidaram para conversar com cinco senhores e falamos muito de futebol. É incrível ver como a memória deles antiga está lá, pronta para aparecer. Eles não me reconheceram, mas conversamos sobre o time do Barcelona onde joguei. Foi muito bacana'', contou o hoje jogador e treinador aposentado.

Sem saber, Evaristo foi chamado para participar, mesmo que num encontro só, de uma experiência inédita organizada pela revista madrilenha Líbero. A publicação criou com a Universidade Autônoma de Barcelona o projeto ''Fútbol vs Alzheimer – Uma paixão contra uma enfermidade''. A proposta: usar o futebol como gatilho para avivar a memória de pessoas que sofrem desta doença neutro-degenerativa.

Para isso, o pessoal da Líbero criou quatro edições especiais da revista mostrando momentos e personagens históricos do futebol mundial, distribuídos por décadas, desde 1940 até os anos 70. Junto com o conteúdo dos fatos vinham alguns exercícios para estimular a memória dos pacientes. O resultado foi espantoso. Nas conversas diante das revistas, os portadores de Alzheimer passaram a relatar lances, jogos, jogadores e momentos da vida deles relacionados com as notícias do passado.

Segundo a pesquisadora da Universidade, Laura Coll, o amor pelo jogo de bola é mais forte do que se pensa. ''O Alzheimer mata a memória, mas não mata a paixão. As emoções não morrem e isso é o que queremos recuperar'', disse.

No site da Líbero é possível ver um vídeo mostrando como funciona o projeto. E é nele que a memória da passagem vitoriosa de Evaristo de Macedo no Barcelona é tratada com muita emoção. Um paciente conta que o brasileiro fez um gol que marcou a vida dele: ''Evaristo de Macedo voou para fazer o gol''.

UM GOL MÍTICO

Na noite do dia 23 de novembro de 1961, o Barcelona derrotou o Real Madrid por 2 a 1, no Camp Nou, e impediu que o time de Di Stefano chegasse a mais uma final da Copa da Europa (atual Liga dos Campeções da Europa) etentasse o hexacampeonato.

O gol da vitória foi marcado por Evaristo num peixinho sensacional, na pequena área. ''É o gol mais famoso que marquei'', afirmou Evaristo ao Blog do Boleiro. ''Não era uma jogada que eu fizesse toda hora. Foi uma casualidade que surgiu naquele momento. Tive a felicidade de fazer o gol da vitória. Até hoje, as pessoas de Barcelona falam deste lance'', contou.

Evaristo de Macedo jogou pelo Barcelona de 1957 a 1962. Disputou 226 jogos e marcou 178 gols. Da Catalunha, ele se mudou para Madrid e foi jogador do Real de 1962 1 1965. Jogou menos, 17 partidas, e fez menos tentos, 15 no total.

Quando visitou a clínica de Barcelona, Evaristo de Macedo descobriu este projeto criado no ano passado. ''Gravaram outro vídeo comigo conversando com os torcedores. Foi muito bacana este contato e ver como a paixão pelo futebol está lá, firme'', falou.

Capas das revistas do projeto "Fútbol vs Alzheimer"

Capas das revistas do projeto ''Fútbol vs Alzheimer''

UMA FOTO E TANTO

Evaristo de Macedo teve uma carreira vitoriosa como jogador e treinador de futebol. Foi campeão na Espanha, jogando tanto pelo Barça quanto pelo Real. Nos três anos em que serviu a seleção brasileira (1955 a 1957), ele participou de conquistas no território sul-americano,como a Copa Rocca. Como técnico, foi campeão brasileiro pelo Bahia e faturou vários estaduais.

Hoje, ele garante: ''Não faço nada. Compro tudo feito''. Aposentado, ele administra imóveis e bens que acumulou na carreira. E anda sossegado. ''Não tenho a mínima intenção de trabalhar'', afirmou.

Ele tem saudade dos tempos em que jogou na Espanha.

E, pelo jeito, a Espanha não esquece do ídolo brasileiro. No último número de outra publicação, a revista catalã Panenka, Evaristo de Macedo aparece numa foto reveladora, tirada na rouparia do Camp Nou, depois daquela vitória do Barcelona sobre o Real.

Nela, Evaristo está ao lado do meia Martí Vergés. Os dois parecem estar fazendo malabarismo com chutarias e uma bola. Os dois estão vestindo a camisa azul grená do Barça. E só.  Da cintura para baixo, os atletas estavam nus. Ao saber deste retrato, o brasileiro deu boas risadas. ''Não lembro desta foto. Eu estou com o….de fora? (risos) Nunca vi esta foto. Nem sei se quero ver. Vai dar saudade. O ambiente era legal e leve naquele tempo'', disse antes de pedir uma cópia por e-mail. Depois, ele alegou não ter tido a oportunidade de abrir a mensagem.

evaristo 1