Blog do Boleiro

PSG pode contratar atletas da seleção feminina; Thiago Silva ajuda

Luciano Borges

O Paris Saint German está conversando com as jogadoras Cristiane e Erika Cristiano. As duas atletas da seleção brasileira que se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 embarcaram para a França neste sábado à noite. Vão discutir as bases do contrato e, se tudo der certo, poderão passar por exames médicos. A estreia do PSG no Campeonato Francês será contra o Rodez, no dia 30 deste mês.

O PSG, na versão masculina, já tem o atacante Lucas e os zagueiros Marquinhos, David Luiz e Thiago Silva. Este último foi quem avisou Erika do interesse do clube parisiense. ''Ele foi muito legal. se colocou à disposição para o que a gente precisar. É amigo'', disse Erika que pode jogar na zaga, no meio de campo e até na frente.Os agentes do PSG falaram em utilizá-la na armação. ''Só não atuei até hoje de lateral e goleira'', brinca. 

Brincar fez parte da preparação da atleta que jogava no Audax. Depois do Pan, ele ficou mais cinco dias em Torotno à espera do vôo de volta. Depois de mais dois dias de folga com a família na zona leste de São Paulo, ela iniciou treinos em dois períodos numa academia perto de casa. ''A comissão técnica da seleção permanente pediu para todas descansarem duas semanas, mas eu joguei pouco no Pan, estava bem. Por isso treinei com um amigo que é preparador'', disse ao Blog do Boleiro.

Nos intervalos, em casa, ela batia uma bola no quintal com o sobrinho Ricardo, que tem dois anos de meio de idade.

Erika bateu bola com o sobrinho Ricardo Foto: arquivo pessoal

Erika bateu bola com o sobrinho Ricardo Foto: arquivo pessoal

Vadão acha que a experiência que as duas jogadoras terão no PSG pode ajudar na seleção que é permanente, mas não tem sobreviva depois da Olímpiada no ano que vem. Daí ele não ter colocado nenhuma resistência. ''A experiência é válida porque elas vão enfrentar equipes europeias com atleta fisicamente mais altas e forte. É um bom jeito de adaptar contra quem vamos jogar no Rio'', disse o treinador.

As duas, Cristiane e Erica, têm experiência fora do Brasil. A atacante já atuou na Suécia, Rússia e Coreia do Sul. Erika jogou na liga profissional dos EUA.

As duas vão para o exterior em condições diferentes no time do Brasil. Cristiane é titular do ataque. Erika tenta convencer o técnico Vadão de que pode formar na equipe principal. Na final do Pan, contra a Colômbia, ela começou na zaga e foi muito bem. Arrancou elogios do treinador.

Nesta busca de vaga como titular, Erika se apresentou na segunda-feira junto com o selecionado que iniciou treinos em Itu. Ela trabalhou por três dias.

Vice da última edição da Liga dos Campeões da Europa, o PSG versão mulher quer o título desta temporada. Já reformou contrato das titulares que são da seleção da França e EUA. E buscaram reforços no Brasil.

A seleção brasileira permanente continua treinando. Para o Campeonato Brasileiro de futebol feminino, as atletas serão distribuídas pelas equipes que vão participar do torneio. Antes, terão um amistoso contra a França, em Le Havre, no dia 19 de setembro.