Blog do Boleiro

Não dá para manter jogador campeão do mundo. Andrés Sanchez explica a razão

Luciano Borges

''Não dá para renovar contrato de jogador campeão''. A frase é do deputado federal Andrés Sanchez, ex-presidente e superintendente de futebol do Corinthians, e foi dita nesta segunda-feira para o Blog do Boleiro para explicar porque é tão difícil manter um elenco vencedor. ''Porque o futebol brasileiro não está acostumado a isso. Na hora de renovar contrato fica impossível. O preço aumenta, a pressão do interesse de outros clubes e mesmo a valorização que o jogador quer ter tornam impossível manter um grupo campeão'', disse.

Hoje, o elenco corintiano tem apenas três atletas campeões mundiais de 2012. O time que entrou em campo contra o Chelsea e venceu os ingleses por 1 a 0, era este: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique; Emerson Sheik e Paolo Guerrero. Destas, Cássio, Danilo e Ralf ainda têm contrato em vigor, mas – com exceção do goleiro – as chances de renovação diminuíram bastante.]

Alessandro parou de jogar. Paulo André foi à China, voltou e atua no Cruzeiro. Chicão passou pelo Flamengo e Bahia e agora vai jogar na Índia. Jorge Henrique deixou o Corinthians, fez parte do Internacional e agora está no Vasco. Fábio Santos praticamente foi ''convidado'' pelo Corinthians a aceitar a mudança para o Cruz Azul, do México. Paulinho viajou à Inglaterra, não se fixou como titular e foi para o futebol chinês. Sheik e Guerrero, sem entrarem em acordo de renovação, estão no Flamengo.

Sanchez acha que os salários pedidos pelos atletas se tornam fora da capacidade do clube. Ele citou o caso de Guerrero, que trocou o Corinthians pelo Flamengo. ''Nós oferecemos 14 milhões de reais de luvas e salários de R$ 520 mil por mês. Ele foi embora porque o Flamengo pagou mais por três anos de contrato'', revelou.

O dirigente, hoje deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, voltou a dizer que o jeito hoje é investir na base e, ao mesmo tempo, lutar para modificar a Lei Pelé, achando uma fórmula intermediário que não copie a antiga Lei do Passe, mas que proteja o clube formador.

Andrés participou também do programa Donos da Bola, na TV Bandeirantes. Lá, ele disse que as portas do Corinthians para Alexandre Pato estarão abertas. ''Assim que começar a pré-temporada do ano que vem, se ele não for negociado, o Pato deverá treinar e pode ser aproveitado'', afirmou. O preço para quem quiser levar o atacante é o mesmo de sempre: ''Acima de dez milhões de euros'', falou Sanchez. Ele voltou a dizer que se o São Paulo quiser levar o atleta, é só chegar com a proposta. ''Podemos até abrir um crediário nas Casas Bahia para o São Paulo pagar em 10 vezes'', brincou.

Tudo isso porque o dirigente sabe: ''O Pato não vai renovar contrato com o Corinthians no final do contrato''.