Blog do Boleiro

Desde 2009, Dunga espera foco de Pato para convocar o atacante

Luciano Borges


Mostrar que mudou, que é um jogador participativo, ligado e dedicado à seleção brasileira. Mais do que apresentar os gols que vem fazendo, Alexandre Pato precisa atrair o técnico Dunga com uma nova postura.

Desde o final da Copa das Confederações de 2009, disputada na África do Sul, o atual treinador do Brasil parece ter esquecido do atacante do São Paulo. Lá atrás, depois da conquista do torneio pelo Brasil, Dunga desistiu na

Algo no comportamento de Pato fez com que Dunga o deixasse de fora da lista de convocados para um amistoso contra a Estônia, no dia 12 daquele mês. Chamou Diego Tardelli, que era o artilheiro do Campeonato Brasileiro com nove gols.

Ao Blog do Boleiro, o treinador disse: “É normal ele ter estes altos e baixos. Ele vai precisar se firmar mais. Sabe o que acontece? O garoto fez dois jogos e vocês da imprensa já saíram dizendo que ele era melhor que o Pelé. Mas o Pelé jogou mil jogos, fez mais de mil gols, não dá para comparar.  É difícil para ele”.

Dunga disse mais. “O mundo caiu no colo dele em quatro meses e agora ele precisa focar no jogo”, falou.

A porta não foi totalmente fechada. O atual técnico do selecionado brasileiro lembrou, em 2009, que Alexandre Pato “ é um ótimo garoto para se trabalhar”. E completou: “Ele vai encontrar seu lugar. E tem também a situação do Milan, que não é das melhores. Isso contribui. Mas, repito, ele é um bom guri, tranquilo”.

Mesmo assim, Pato só participou da Copa do Mundo da África do Sul como modelo da Nike. Ficou fora da seleção brasileira. Viu Grafite ser convocado como homem de área.

Seis anos depois, Alexandre Pato garante que mudou.

Os números estão a favor. É o artilheiro do São Paulo na temporada. No Campeonato Brasileiro, já anotou dez gols. A vinda do técnico Juan Carlos Osorio para o Morumbi fez bem ao jogador.

“Ele me ajuda muito. Conversa bastante. Quer que eu marque mais. Me dá liberdade para jogar”, disse depois da vitória do São Paulo sobre o Grêmio por 2 a 1, em Porto Alegre.

Na mesma entrevista ao repórter Fernando Fernandes, da TV Banderiantes, Pato repetiu duas vezes: “Eu quero voltar à seleção”. Mandou o recado para Dunga: “Eu posso jogar como falso nove ou cair pela direita ou mesmo pela esquerda do ataque”.

E, como argumento, reforçou: “Não vejo ninguém melhor que eu”.

Ooops.

Esta declaração pode ser entendida por Dunga como demonstração de interesse e confiança. Mas pode remeter ao treinador o garoto que andava meio mascarado em 2009.