Blog do Boleiro

Demissionário, ex-vice quer que marketing agressivo do São Paulo continue

Luciano Borges

O empresário Douglas Schwartzman, conselheiro vitalício do São Paulo, pediu demissão do cargo de vice-presidente de marketing do clube. Na noite desta terça-feira, ele atendeu à ordem de Carlos Miguel Aidar que quer remodelar sua diretoria em meio a uma crise de governança.

A preocupação de Douglas é agora manter o rumo do setor que comandou. “A equipe do marketing vem desenvolvendo um trabalho sólido”, disse ao Blog do Boleiro.

A estratégia  adotada por Schwartzman é tratada pelo integrantes do departamento como “agressiva e inovadora, com práticas ainda não utilizadas no mercado”.

Hoje, a área conta com dois profissionais contratados para criarem ações com sócios-torcedores e no trabalho de atrair patrocinadores. O publicitário Carlos Pereira e o gerente Bruno Venturato ajudaram a criar uma linha de ação que vem gerando receita ao clube.

PATROCÍNIO CUSTOMIZADO

O caso mais notório, que está sendo tratado como modelo do que Bruno e Carlos chamam de “patrocínio customizado” é a parceria com a companhia aérea Copa Airlines. O pacote discutido com a empresa inclui especialmente ações nas mídias sociais.

Além disso, foram criados eventos como o lançamento de aviões “envelopados” com as cores e símbolos do São Paulo, geraram repercussão não só nas mídias tradicionais como na internet.

“Em cinco meses de parceria com o São Paulo, nos moldes que a gente discutiu e planejou, o retorno foi o dobro do que a Copa costumava ter na história deles. A companhia já fala até em renovar o contrato”, disse Schwartzman.

Hoje, o São Paulo tem oito parcerias maiores. O clube não oferece mais as tradicionais cotas de patrocínio que têm preço elevado. O marketing vai buscar companhias que possam pagar dentro da capacidade de investimento e dentro de um leque de ações compatível com o orçamento possível.

AÇÃO DE DEGUSTAÇÃO

No clássico contra o Palmeiras, no Morumbi, o departamento fez o que se pode chamar de “ação de degustação”. Organizou com duas empresas a entrada em campo de jogadores do time com um cachorro cada, fazendo campanha pela adoção dos animais.  A Petz e a Pedigree ajudaram com a logística e não gastaram com patrocínio.

A repercussão do evento serviu para despertar o interesse as duas companhias em fecharem parcerias. Afinal, o aumento de visitas das lojas online aumentou exponencialmente. No caso da Petz, o número de visitas no domingo triplicou. A Pedigree registrou 3, 3 milhões de retornos.

Esta inciativa, embora tenha sido bem sucedida para demonstrar eficiência para patrocinadores em potencial e também passam a ser “case” para futuras sondagens, foi criticada por conselheiros no último encontro do Conselho Deliberativo do clube.

SÓCIO TORCEDORES

Um dos pioneiros na campanha de sócios torcedores, o São Paulo tinha parado no tempo. Somente neste ano, já na administração de Carlos Miguel Aidar, o clube criou novos planos para atrair tricolores.

Hoje, o novo sócio-torcedor tem à disposição promoções de mais de duas mil empresas parceiras além das que já fazem parte do Movimento por um Futebol Melhor, criado pela Brahma.

E os planos com diferentes parceiros são ligados em algumas promoções. Hoje, o sócio torcedor pode comprar passagens aéreas da Copa com desconto. Esta política agressiva já atraiu mais de 53 mil novos torcedores.

Dentro do São Paulo, no entanto, há quem discorde ou queira mudanças. Na política interna, o marketing perdeu a quebra de braço com uma ala que conseguiu a aprovação da criação de uma calçada da fama no Morumbi.

CALÇADA DA FAMA X LENDÁRIOS

O marketing estuda uma outra linha de homenagem aos craques do passado. A ideia é criar um espaço dentro do estádio, um camarote batizado como “Lendários” que dará assento para ex-jogadores tricolores, além de atrair empresas que queiram fazer relacionamento com seus públicos, levando convidados ao espaço para ver jogos ao lado dos craques do passado.

Mas este é um projeto que só o novo vice-presidente decidirá se terá futuro ou não.