Blog do Boleiro

Décimo do mundo, técnico do Palmeiras diz que Dunga “classifica o Brasil”

Luciano Borges

Reprodução da homepage do site coach worldranking.com

Reprodução da homepage do site coach worldranking.com

Um dos dez melhores técnicos da atualidade, ficando à frente dos outros brasileiros e atrás de nomes como Luis Enrique (Barcelona), Pepe Guardiola (Bayern de Munique), Uani Emery (Sevilha), Carlo Ancelotti (Real Madrid) e outros mundialmente conhecidos. Esta é a posição de Marcelo Oliveira, 10º colocado do ranking de treinadores do site Football Coach. Atrás dele, em 18º, está Levir Culpi, do Atlético Mineiro. Tite, do Corinthians, vem em 33º lugar.

Curiosamente, Tite e Levir Culpi são os nomes que Oliveira, técnico do Palmeiras e bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, cita como bons candidatos a sucederem Dunga no comando da seleção brasileira. Durante o programa ''Esporte em Debate'', da rádio Bandeirantes, Marcelo deixou claro que confia no trabalho do atual treinador do Brasil. ''O Dunga vai levar o Brasil à Copa do Mundo da Rússia'', disse.

Mesmo assim, ele não se considera candidato com mais chances de substituir o atual técnico do selecionado. ''Seleção não é meu objetivo maior. Hoje estou focado no meu trabalho no Palmeiras. Quero conquistar título e vitórias aqui. Ainda não é hora'', afirmou.

Por isso, a indicação de Tite e Levir. ''São técnicos com experiência e bagagem suficiente para c0mandar a seleção'', falou. ''Mas reforço que Dunga tem todas as condições de levar o Brail ao Mundial'', completou.

Marcelo Oliveira lamentou o êxodo de jogadores jovens para países com campeonatos nacionais onde a exigência física e tática é menor. ''Esta seleção olímpica que está se preparando para o Rio 2016 é um exemplo. O ideal seria que jovens como o Gabriel Jesus (Palmeiras), Gabriel Gabigol (Santos) ou mesmo o Valdívia (Internacional). Será uma pena se eles saírem rápido para jogar em países como a China, Emirados Árabes e mesmo campeonatos europeus que não são fortes. Não vaid ar tempo para eles se identificarem com o futebol brasileiro'', falou.

Quando estava no Cruzeiro, Oliveira foi procurado por Everton Ribeiro, que recebeu uma proposta para jogar no mundo árabe. ''Ele me procurou. Estava em dúvida por causa da seleção brasileira. Mas aí ele contou que iria ganhar 1,2 milhão por ano. Eu disse que, como técnico, iria pedir ao Cruzeiro que não fizesse o negócio. Mas como amigo, disse para ele aceitar. Ele poderia ser convocado mesmo longe e poderia ficar de fora, mesmo permanecendo no Brasil. E o dinheiro é muito alto'', contou.

Everton Ribeiro, 26 anos, e Ricardo Goulart, 24, deixaram o Cruzeiro por salários que garantem aposentadoria tranquila. Por outro lado, deixaram de ser vistos. ''Este é o problema. Agora, não dá para recusar uma oferta como aquela'', disse Oliveira.

O site ''www.coachworldranking.com''  é inglês. O ranking dos treinadores leva em conta os resultados dos times de cada um nas últimas 52 semanas. A pontuação obedece a um critério de ponderação que leva em conta a importância do torneio, o âmbito nacional ou internacional.

criterio2