Blog do Boleiro

SPFC: de terno e gravata, Newton do Chapéu torce pelo adiamento da eleição

Luciano Borges

''Estou pronto, vestido de terno e gravata''. A frase é de Newton Luiz Ferreira, o Newton do Chapéu, candidato a presidente do São Paulo em oposição a Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco. Na manhã desta terça-feira, com a liminar proibindo a eleição à noite, estar trajado para o pleito é apenas para o caso de uma mudança na Justiça. ''Espero que o Leco não entre com um recurso para derrubar nossa liminar'', disse industrial dono de uma fábrica de ventiladores industriais.

Se Carlos Augusto conseguir uma decisão favorável que mantenha a eleição para esta terça-feira, a primeira chamada será às 19h00 e a segunda, trinta minutos depois. Quem receber metade dos votos mais um dirigirá o São Paulo até abril de 2017. Quem vai eleger o sucessor de Carlos Miguel Aidar – que renunciou em meio à denúncias de irregularidades e corrupção – são os conselheiros do clube. No total são 240.

Newton alega que não teve tempo de conversar com a maioria destes eleitores. Motivo: Leco marcou o pleito de forma rápida. Ele tinha até 30 dias para uma nova data. ''Ele tem a máquina do clube na mão, porque é presidente do Conselho Deliberativo. Para ele, quanto mais cedo for a eleição, menos chance eu tenho de articular alianças'', disse o opositor.

Mas se a eleição não for realizada nesta terça-feira, o próprio Newton fala até em apoiar Leco como candidato único. Ele está propondo uma convenção das forças políticas tricolores na quarta-feira, dia 4 de novembro, para discutir um processo eleitoral que busque o entendimento. ''Será um encontro com os grupos políticos para saber se vamos lançar um candidato de oposição ao Leco ou mesmo se o apoiamos como candidato único. Se essa decisão for aprovado, eu apoiarei. O importante agora é união'', afirmou Newton do Chapéu.

Por precaução, ele fez campanha no domingo e nesta segunda-feira. ''Nem deu tempo direito para conversar com os conselheiros. Consegui trocar ideias com 40, 50 deles. Porque só pude comunicar aos conselheiros minha candidatura no domingo. Parace que não, mas preparar a plataforma administrativa e da gestão tomou um tempo grande'', explicou.

Newton é integrante do grupo São Paulo Forte, que concorreu contra Carlos Miguel Aidar na última eleição. O candidato de oposição a Leco conta com o apoio dos integrantes deste grupo. ''Com os votos do São Paulo Forte que reuniu mais de 100 conselheiros em torno do Kalil Rocha Abdalla eu tenho condições de vencer mesmo que a eleição ocorra de noite'', falou.