Blog do Boleiro

Arena do Palmeiras comemora um ano e construtora exibe números positivos

Luciano Borges

No próximo dia 19, o Allianz Parque completa um ano de operação. Em campo, o Palmeiras ainda não conquistou títulos no novo estádio. O time foi derrotado pelo Sport Recife (0 x 2) logo na inauguração. Até agora, foram 35 partidas disputadas, com 23 vitórias, cinco empates e sete derrotas.   Destes confrontos, um – contra o Santos – fez parte da final do Campeonato Paulista e o time da casa venceu, um a zero. No próximo dia 25, o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil será realizado na arena, desta vez com os palmeirenses disputado a volta.

Nos últimos dez confrontos realizados no Allianz, a equipe que é dirigida hoje por Marcelo Oliveira, sofreu gols em nove deles. No total, os torcedores que tem proporcionado altas rendas viram o Palmeiras marcar 63 tentos e sofrer 29.

Mas, do lado de fora do campo, a construtora WTorre divulga números positivos com o Allianz Parque. Em um ano de operação, a arena multiuso recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas entre jogos (incluindo um da seleção brasileira), shows de música, eventos corporativos e até a final de um torneio de videogame. Foram 80 ações em um ano.

Segundo a construtora, o estádio já tem oito contratos de patrocínio firmados, incluídos aí a seguradora alemã Allianz, a Microsoft e a montadora de carros Hyunday. ''O que coloca a arena como o estádio com maior número de patrocinadores no Brasil e um dos maiores do mundo''.

Eis os números:

Grandes números para uma grande arena

Veja alguns dos números que marcaram o Allianz Parque ao longo do primeiro ano

1,4 milhão de visitantes

Mais de 40 000 pessoas já trabalharam na casa

O maior ticket médio dos estádios brasileiros: R$127,00

8 patrocinadores – a arena brasileira com maior número de patrocínios

Mais de 40 000 visitantes no Allianz Parque Tour

573 000 seguidores no Facebook – a arena brasileira com maior número de fãs

34 jogos profissionais de futebol, incluindo um da seleção brasileira

5 megashows (Paul McCartney, Roberto Carlos, Katy Perry, Muse, Ariana Grande)

4 grandes eventos no anfiteatro (Premiére do filme ''12 de junho de 93 – O Dia da Paixão Palmeirense'', treino do UFC, show do Rod Stewart e final do CBLoL)

40 eventos corporativos (de clientes como Microsoft, Hyundai, Bayer e Pepsico)

200 camarotes, sendo que 90% deles já estão comercializados

500 antenas de wifi espalhadas pelo Allianz Parque

Dois megatelões de 103m² cada

 

Em outro ''press release'', a WTorre compara o desempenho da nova arena com o velho Parque Antártica. Os números são favoráveis ao novo estádio no aproveitamento do time (75% contra 64.5%). Quase dobra na média de público de jogos do Palmeiras (20.50 a 15.050) e já arrecada o triplo em renda líquida e média.


Números do Palestra Itália e Allianz Parque

 Aproveitamento do Palmeiras

Palestra Itália(1) – 64,5%

Allianz Parque – 75%

 

Média de público(2)

Palestra Itália(1) – 15.050

Allianz Parque – 30.250

 

Renda líquida(2)

Palestra Itália(1) – R$ 16.098.257,32

Allianz Parque – R$ 47.780.701,33

 

Renda média (2)

Palestra Itália(1) – R$ 519,298,62

Allianz Parque – R$ 1.405.314,75

 

Tempo para chegar a 1 milhão de torcedores

Palestra Itália – 66 jogos

Allianz Parque – 34 jogos

 

Estacionamento

Palestra Itália – 200 vagas

Allianz Parque – 2.000 vagas

 

Lanchonetes

Palestra Itália (3) – 6

Allianz Parque – 43

 

Banheiros

Palestra Itália (3) – 57

Allianz Parque – Mais de 200

 

Wifi público

Palestra Itália – Não tinha

Allianz Parque – 500 antenas

 

Camarotes

Palestra Itália – 15

Allianz Parque – 188 e 2 lounges

 

Acessibilidade

Palestra Itália – Apenas um setor para PNEs

Allianz Parque – 1.700 lugares acessíveis, espalhados por todo o estádio

 

Elevadores

Palestra Itália – 1 elevador

Allianz Parque – 14 elevadores

 

Escadas rolantes

Palestra Itália – não tinha

Allianz Parque – 26 escadas rolantes

 

Cobertura acústica

Palestra Itália – não tinha

Allianz Parque – cobertura termoacústica com 17,5 mil m²

 

Telões

Palestra Itália – placar eletrônico

Allianz Parque – 2 telões com 103m² cada

 

(1) No último ano antes do fechamento do estádio

(2) Em jogos do Palmeiras

(3) Considerando áreas do clube