Blog do Boleiro

Chefe do apito da CBF desafia: monte a escala de árbitros da próxima rodada

Luciano Borges

Nesta terça-feira, o Blog do Boleiro publicou uma nota mostrando a criação de uma força-tarefa na CBF para cuidar da escala de árbitros nas últimas quatro rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro. Nela, o presidente da comissão de arbitragem, Sérgio Corrêa revelou que só poderia contar com oito dos 11 árbitros internacionais do quadro da Fifa. Este fato, mais as restrições criadas para que não se tenha dúvida sobre as intenções da CBF, torna a escolha dos quartetos uma missão difícil.

Nesta quarta-feira, Corrêa informou por mensagem de texto no celular que o quadro de juízes sofreu mais uma baixa. ''Luiz Flávio Oliveira, de São Paulo, pediu dispensa do final de semana para atender a um compromisso particular'', revelou.

Com isso, o sorteio das equipes que vão comandar as partidas da 36ª rodada vai se tornar um ''enigma matemático''. A Comissão de Arbitragem ficou sem Luiz Flávio, Sandro Meira Ricci (lesionado), Raphael Claus e Guilherme Camilo, que estão fazendo curso de aperfeiçoamento na Colômbia.

Sérgio Corrêa propôs então o desafio: ''Faça um exercício…Pegue os jogos da (Série) A, observa as escalas da (Série) B que acabou de sair. E tente montar uma escala com os parâmetros que lhe dei…''.

Os parâmetros são estes:

1) Os quartetos de árbitros não podem ser locais, mesmo em clássicos estaduais como Figueirense x Chapecoense, no domingo.
2) Os árbitros não podem ser de estados que tenha time interessado no resultado desta partida
3) É preciso levar em conta também os confrontos da rodada seguinte para que o juiz do jogo da 36ª rodada não possa ser acusado de enfraquecer um dos times vai jogar contra alguma equipe da Federação para onde apita.
4) Tudo isso e ainda contar com boas atuações neste meio de semana porque o sorteio será nesta quinta-feira antes mesmo do fechamento da 35ª rodada.

Segundo o homem forte do apito nacional, este exercício deve dar uma impressão real do que ele e os integrantes da Comissão (instrutores, corregedor e ouvidor) estão encarando. ''Se tiver paciência, saberá das dificuldades'', escreveu.

sergiocorrea