Blog do Boleiro

PM carioca identifica provocador vascaíno e proíbe Gaviões uniformizados

Luciano Borges

O GEPE, Grupamento Especial de Policiamento em Estádios do Rio de Janeiro, identificou o torcedor vascaíno que gravou um vídeo fazendo ameaças e provocando os corintianos que irão ao Rio de Janeiro para partida desta quinta-feira no estádio de São Januário entre Vasco da Gama e Corinthians.

O provocador é integrante da Ira Jovem do Vasco, uma das uniformizadas autorizadas a entrar no estádio. ''Nós encontramos o torcedor nos nossos cadastros. Já avisamos a diretoria da organizada e ela vai cuidar para que não haja problemas. Se houver, a culpa recairá sobre este torcedor'', disse o major Silvio Luiz, ao Blog do Boleiro.

A maior uniformizada vascaína, Força Jovem, está banida dos estádios no Rio de Janeiro. Isso não significa, no entanto, que os cerca de 190 policiais do GEPE vão poder barrar todos os associados. Falta equipamento para, por exemplo, fazer reconhecimento facial ou mesmo por biometria. ''Como nosso pessoal está acostumado com estes integrantes, conhecemos vários deles no, digamos, 'olhômetro'. Mas não vamos conseguir impedir a entrada de todos eles'', admitiu o major. 

O jogo entre corintianos e vascaínos é tratado como sendo de alto risco. A PM carioca está monitorando mensagens das duas torcidas nas mídias sociais. Até esta quarta-feira, não foi detectado nenhum conflito marcado. Mesmo assim, o contingente escalado para o policiamento chega a 350 soldados, incluindo Tropa de Choque e outras unidades.

Os corintianos devem levar cerca de 30 ônibus ao Rio de Janeiro. Numa reunião realizada no GEPE, nesta terça-feira, as uniformizadas conversaram com o Major Silvio. Foram informadas que terão de chegar cedo na Casa do Mamão, que fica em um posto de serviço na Via Dutra, pouco antes da Serra das Araras, já no Rio de Janeiro. Isso para evitar  ''Lá, os ônibus e os torcedores serão revistados, detidos se for preciso, e depois escoltados até São Januário'', explicou o major.

Ao contrário das partidas recentes envolvendo cariocas e paulistas no Rio, esta escolta será feita já a partir da divisa dos dois estados.

A maior organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel, descobriu no encontro no GEPE, que continua punida e não poderá entrar no estádio com seu uniforme.

O recado que se segue foi enviado por um dirigente da torcida organizada Gaviões da Fiel para os integrantes através do ''whatsapp'': ''Então rapaziada. A gente ainda continua punido no Rio de Janeiro, mano. Evitar de vir com a roupa dos Gaviões porque não vai entrar. Quem tiver a camisa da proibição já tira ela da gaveta do armário e vamos vir com essas roupas aí. conseguimos a liberação da faixa do Corinthians, mas do Gaviões mesmo não vai entrar não. Certo? Avisa os manos aí nos grupos. Abraço''.

A uniformizada ainda paga por incidente em Barra do Piraí (onde fica a Casa do Mamão), ocorrido em 2013. Integrantes da Gaviões foram presos por portarem armas brancas (facas e pedaços de pau). O juiz da comarca determinou a proibição.

No perfil da Gaviões do Facebook, a torcida tem respondido às provocações de vascaínos, com ''memes''.

Veja um publicado nesta quarta-feira, com a foto de São Januário:

gavioes