Blog do Boleiro

Após gol da classificação à final no Japão, brasileiro é alvo de racismo

Luciano Borges

O atacante Patric foi alvo de discriminação racial por parte de um torcedor do Urawa Red Diamond, depois da derrota desta equipe para o time do brasileiro, Gamba Osaka, por 3 a 1. A vitória do atual campeão da JLeague saiu na prorrogação e Patric fez um dos gols.

O torcedor do Urawa escreveu ''morre preto'' na rede social. O clube pediu desculpas oficialmente por este ato racista.

Reprodução do texto enviada pela assessoria do atacante Patric

Reprodução do texto enviada pela assessoria do atacante Patric

Patric, atacante nascido em Macapá (Amapá), reagiu com um comentário em seu perfil noFacebook:

''Acabou o jogo, você está feliz por ter feito um bom trabalho, momento de comemorar com meus companheiros, aí quando abro minha rede social vejo uma mensagem triste. A pessoa me ofendendo dizendo pra eu morrer. Isso é de cortar o coração de qualquer pessoa Queria dizer que tenho orgulho de ser preto e meu filho é preto também e somos muito felizes! Estou muito triste com esse episódio. Só DEUS sabe a dor que estou sentindo'', escreveu.

Patric durante um jantar com a família em Osaka Foto: arquivo pessoal

Patric durante um jantar com a família em Osaka Foto: arquivo pessoal

O brasileiro, homem de frente com 1,91 de altura e que faz caretas de Hulk depois dos gols, disse nunca ter sido alvo de este comportamento.

''Nunca tinha sofrido ofensa de racismo e aconteceu logo aqui, num país que amo, que respeito e que pra mim está em primeiro lugar de cultura no mundo. Espero que as autoridades tomem alguma providência para que isso não aconteça mais. Hoje fui eu, amanhã pode ser outra pessoa. Isso não se faz com um ser humano. Machucou a mim e a minha família.”

Patric é ídolo do Gamba. Ele está no Japão há três anos, depois de passar por clubes como o Vasco da Gama e Clube Atlético Paranaense. Em 2014, antes de ir ao Japão, ele atuava pelo Fortaleza. No time japonês, já foi campeão da Copa Nabisco, da Copa do Imperador, da Supercopa e da própria J League.

O jogo contra o Urawa faz parte do mata mata da Liga. O Gamba Osaka será bicampeão se vencer o duelo contra o  Sanfrecce Hiroshima, no  dia 2 de dezembro, data da primeira das duas partidas finais.