Blog do Boleiro

Quase sem vícios. Fé. Treino na praia. Histórias de Marlone, agora no Timão

Luciano Borges

Marlone posa com camiseta do grupo Missionários dos Campos

Marlone posa com camiseta do grupo Missionários dos Gramados

Um atleta de 23 anos de idade, que faz parte de um grupo conhecido como Missionários dos Gramados. Um cara capaz de rezar para que o companheiro, com que disputava a posição, ficasse no Cruzeiro. Um rapaz sem vícios. Ou quase. O novo reforço do Corinthians, Marlone, tem histórias para contar. Ele assinou contrato por quatro anos e vai disputar posição no meio de campo, de olho na vaga deixada por Jadson.

Jonathan Marlone treina todos os dias. De manhã, na praia, executa uma rotina de exercícios funcionais na areia. À tarde, frequenta uma academia de ginástica. Quem orienta o jovem meia formado na base do Vasco da Gama e nascido em Augustinópolis, no norte do Tocantins, é o preparador físico Vágner Reis. Aos amigos, Marlone tem dito que quer se apresentar em ótima condição física. Está determinado a dar certo no Corinthians.

Ele é um jovem de fé. Integrante do movimento evangélico Missionários dos Gramados, ele formou grupos de oração no Vasco, Fluminense, Cruzeiro e Sport, clubes por onde passou. Marlone não tem vícios. Ou quase. ''Ele nunca experimentou uma bebida alcoólica e não frequenta baladas. É um homem que está sempre bem fisicamente'', garante o assessor de imprensa Roger Ferreira.

É ele quem revela o único ''vício'' de Marlone: ''Jogar video game com o irmão Marlon. Se deixar, os dois jogam até de madrugada''.

Marlone e Marlon são gêmeos, filhos de uma mãe adolescente há 23 anos. Marlone foi adotado por um casa, Jaldo e Eunice. Sempre soube que tinha um irmão. Mas somente com 12 anos, por um acaso, a dupla se encontrou numa praça de Augustinópolis. O meia corintiano reconheceu Marlon quando ele desembarcou de uma perua junto com a mãe, Deusa.

''Eu vi Marlon e ele era a minha cara. Corri até ele. A gente se reconheceu e a mãe também'', contou Marlone.

Marlone e Marlon depois de treino com Vagner Reis

Marlone e Marlon depois de treino com Vagner Reis

A dupla passou a se ver constantemente na casa dos pais adotivos de Marlone. O jogador foi para a base do Vasco da Gama com 13 anos. Marlon trabalhou na roça e só com 17 anos decidiu que também tentaria a carreira de jogar. Hoje, ele está negociando a ida para o Bangu, depois de passar pelo Boa Esporte.

Os gêmeos se encontram no Rio de Janeiro. As disputas de video games são feitas no apartamento onde moram Marlone, a esposa há dois anos Caroline e a filha há dois meses Antonella.

O novo reforço do Corinthians já está procurando onde morar em São Paulo. Para isso, pediu a ajuda de um amigo que está no alvinegro e atuou com ele no Vasco da Gama. O lateral Fágner já está de olho em um imóvel para Marlone morar em São Paulo. As famílias dos dois atletas são amigas, o que vai ajudar ao novato corintiano a se adaptar mais rápido.

Em campo, Marlone só espera ter sequência de jogos. Ao Blog do Boleiro, ainda como jogador do Sport Recife, ele conversou com o Blog do Boleiro. Foi logo depois da vitória do time pernambucano sobre o Palmeiras, no Pacaembu, quando o armador fez o gol eleito o mais bonito do Brasileiro de 2015. '''Aqui eu tive uma sequência de jogos. Não foi o que aconteceu no Fluminense e no Cruzeiro'', disse lembrando as passagens inexpressivas que teve.

No Sport Recife, Marlone aprendeu um fundamento importante com o técnico Eduardo Baptista (hoje no Fluminense): a leitura tática do jogo. O próprio estafe do atleta, comandado pelo empresário Reginaldo Duarte, concorda que no clube pernambucano o jogador aprendeu a se posicionar melhor e a entender as variações do jogo.

A chegada no Corinthians em fotos nas redes sociais

A chegada no Corinthians em fotos nas redes sociais

Fora de campo, uma passagem no Cruzeiro, mostra a personalidade do novo reforço de Fiel. Em maio e 2014, o Corinthians tentou contratar Marlone. Ele estava na época disputando posição com Willian ''Bigode''. O Cruzeiro, cujo executivo de futebol na ocasião era Alexandre Mattos (hoje no Palmeiras) recusou o negócio porque não havia a certeza de que o Metalist (Ucrânia) aceitaria a proposta do clube brasileiro por Willian. Sem ele, Marlone poderia se estabelecer como titular.

Uma noite, na concentração do Cruzeiro, Marlone encontrou Willian sozinho, chorando, Perguntou o que estava se passando e o atacante que jogou no Corinthians, admitiu que estava muito triste com a possibilidade de ter que deixar o clube mineiro e voltar para a Ucrânia. Marlone então propôs um pacto de oração. Os dois passariam a rezar diariamente para que tudo desse certo. Willian foi contratado e Marlone menos aproveitado no time dirigido por Marcelo Oliveira.

Marlone ainda não conheceu o CT Joaquim Grava, do Corinthians. Ficou impressionado com a estrutura administrativa do Parque São Jorge onde esteve nesta semana para assinar o pré-contrato com o novo clube. Volta a Sçao Paulo no dia 4 de janeiro para fazer exames médicos e assinar o compromisso definitivo. Até 31 dezembro, ele ainda é atleta do Sport.

Marlone com a esposa Caroline e a filha Antonella

Marlone com a esposa Caroline e a filha Antonella