Blog do Boleiro

Brasileiro candidato ao Puskas viaja e diz: “Ganhar do Messi será difícil”

Luciano Borges

Wendell Lira e a esposa Ludmila no avião que decolou de São Paulo rumo a Zurique foto: Arquivo Pessoal

Wendell Lira e a esposa Ludmila no avião que decolou de São Paulo rumo a Zurique foto: Arquivo Pessoal

Wendell Lira e a esposa Ludmyla, viajaram para Zurique, Suíça, onde o atacante do Vila Nova vai participar da Festa de Gala da Fifa onde serão entregues os prêmios de melhores do mundo no futebol na última temporada. Lira concorre como finalista do Prêmio Puskas, dado ao autor do gol mais bonito. Mas ele sabe que corre por fora na disputa contra o argentino Lionel Messi, do Barcelona. ''Claro que ganhar do Messi  é muito difícil, mas para Deus nada é impossível'', disse ao Blog do Boleiro ao embarcar neste sábado no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Wendell está na disputa contra Messi e contra o italiano Alessandro Florenzi, da Roma, que fez um gol do meio de campo contra o Barcelona, em jogo válido pela Liga dos Campeões. A obra de arte de Messi foi diante do Athletic Bilbao, na decisão da Copa do Rei, quando o argentino enfileirou adversários até mandar a bola para as redes.

Lira anotou o golaço finalista do Puskas quando ainda era atleta do Goianésia, no Campeonato Goiano do ano passado. Ele fez malabarismo para acertar uma meia bicicleta e enganar o goleiro do Atlético-GO. ''Foi um gol bonito porque tive que me virar ali e buscar a bola que chegou por trás'', disse o jogador.

O brasileiro conta com o apoio dos brasileiros. O voto é aberto a todos via internet. Vários sites de humor criaram uma campanha para que as pessoas votassem no gol de Lira, no site da Fifa. A votação se estende até dia 11, quando haverá a festa de gala em Zurique. ''Não tem como saber como está a votação, mas creio que os brasileiros simpatizaram com a minha pessoa e estão votando em mim. Vamos tentar ganhar do Messi. Conto com os brasileiros'', disse.

Em 6 de novembro, quando soube que estava entre os 10 indicados para o prêmio, Wendell Lira estava desempregado e negociando com o Vila Nova. O clube propunha um contrato de seis meses, prorrogável se ele fosse bem. Por conta do golaço, ele acertou um compromisso de um ano.

Esta foi uma das boas surpresas que a jogada fez.

Wendell ganhou tratamento dentário grátis. Viajou e levou na bagagem um terno dado de presente pelo ex-jogador e comentarista Neto. Ludmyla também ganhou o vestido para a cerimônia de gala em Zurique. Foi uma oferta de uma loja de Goiânia.

''Aconteceram tantas coisas boas que só me fez ver como Deus dá as coisas para quem acredita e se esforça'', falou o jogador. 

Wendell cumpriu a parte dele. Treinou em dezembro com os garotos do Sub-20 do Vila Nova que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Junior. Desde segunda-feira, ele já vem trabalhando no time profissional. Sem ares de estrela que vai dividir imagens na Suíça com Lionel Messi. ''Eu continuo na minha. Simples. O bom é que fiz uma ótima semana de treinos'', afirmou.

Para Wendell, a beleza da jogada improvisada que ele fez pelo Goianésia tem muita qualidade. ''Tenho certeza de que se este gol fosse marcado pelo Messi, ele ganharia o Prêmio Puskas'', falou.

Lira posa com parte da roupa que vai vestir na festa da Fifa. Foto: Arquivo Pessoal

Lira posa com parte da roupa que vai vestir na festa da Fifa. Foto: Arquivo Pessoal