Blog do Boleiro

Ganhador do Puskas, Lira atrai negócios e tem estreia oficial neste sábado

Luciano Borges

O atacante Wendell Lira, eleito o autor do gol mais bonito da última temporada em todo o mundo, fechou um contrato com um laboratório de Hortolândia, região de Campinas (SP), e vai ser o garoto propaganda de um complexo vitamínico, produto destinado para quem leva uma vida esportiva e agitada.

O dono do mais recente Troféu Puskas, dado pela Fifa, recebeu também uma proposta para ser personagem de uma campanha de publicidade de um montadora de carros. Ainda não fechou o negócio. Além disso, ele já é atleta da Puma, que fornece as chuteiras com que o jogador de 27 anos vai estrear no Vila Nova em partidas oficiais.

Ela está prevista para este sábado, no confronto em que o Vila será o visitante contra o Trindade. A expectativa do técnico Márcio Fernandes (ex-Santos) é de contar com ele a partir desta semana.

O jogo faz parte da terceira rodada do Campeonato Goiano. Nas duas primeiras, o Vila Nova perdeu para o Goiás por dois a zero. Lira esteve com a delegação e viu o jogo do lado de fora. Nesta última quarta-feira, a equipe de Goiânia conseguiu o empate em 1 a 1 com o Anapolina. Sem vencer ainda, o Vila é o quarto e penúltimo colocado do Grupo B, à frente apenas do Goianésia, time por onde Wendell jogou e fez o gol que o tornou um produto desejável fora e dentro de campo.

Por que ele ainda não estreou?

A explicação é de Márcio Fernandes: ''Ele não estava bem fisicamente. Tivemos que fazer um trabalho para que ele entre bem condicionado''. 

Um dos motivos que atrapalharam o melhor condicionamento de Wendell Lira foi o mesmo que o deixou famoso: Prêmio Puskas. De um jogador que estava à procura de clube, ele se tornou em menos de um mês um nome procurado por empresas e patrocinadores.

Segundo Junior Pedroso, executivo da 4Comm Marketing and Career Management, as consultas não param. ''Não é que a gente esteja indo atrás de parceiros. O que está acontecendo é o inverso. São várias empresas nos procurando para tentar ativações, patrocínios e projetos. É muita coisa'', disse ao Blog do Boleiro.

A empresa que também administra imagem e carreira de Lucas Moura (PSG), Gabriel Gabigol (Santos) e Gabriel Xavier (Cruzeiro) está tentando fazer o que Pedroso chama de ''lição de casa''. Wendell Lira mora em Goiânia e precisa vir com mais constância para São Paulo e Rio de Janeiro. Os pedidos de entrevistas vindos do Brasil e do exterior são suficientes para obrigar a assessoria a montar uma agenda que seja racional e não atrapalhe o trabalho do atleta.

Para se ter uma ideia, na folga da segunda-feira dia 25 de janeiro, Lira foi homenageado pela CBF no Rio de Janeiro, no início da tarde. À noite participou do programa ''Bem Amigos'', do canal Sportv. Dormiu em São Paulo e seguiu para Goiânia na manhã seguinte.

''Estamos ajustando todas estas ações de maneira que não atrapalhe o dia a dia dele no Vila Nova. Além disso, estamos estudando bem estas possibilidades de negócio porque queremos contratos com prazos maiores que fidelizem'', explicou Junior.

Em Goiânia, o acesso da imprensa já não é tão grande. ''Aqui ficou normal'', garante a assessora Mariele.

Mesmo assim, Wendell Lira divide o tempo com mulher e filha, treinos e aparições públicas. Ele foi ao jogo do Vila Nova a pedido da direção do clube. Ele chama torcida.

Nesta semana, dirigentes do Goianésia estiveram na casa da mãe do jogador, Maria Edileuza. Queriam encontrar e convidar Lira para uma homenagem que o clube quer fazer para o ganhador do Puskas. ''Nós explicamos para eles que o Wendell tem vindo pouco aqui. Por isso demos o endereço dele e os caras foram lá'', contou o irmão Paulo.

Ele conta que não vê Lira ''há uma semana''. ''Eu não consigo falar com ele'', afirmou.

Maria Edileuza sabe que o filho famoso anda mesmo ocupado. Costuma dizer que agora é a hora dele aproveitar.

Paulo, que foi jogador de futebol, acha que a falta de sequência de treinos, corta pela cerimônia da Fifa mais eventos que aconteceram na volta ao Brasil, atrapalharam a vontade de Wendell jogar logo: ''Ele não entrou no ritmo. Não conseguiu estar bem fisicamente. Mas agora ele começa direito''.