Blog do Boleiro

Para Leão, Cruyff foi um dos “quatro melhores” jogadores que enfrentou

Luciano Borges

Emerson Leão, 66 anos, se mostrou surpreso ao saber da morte do holandês Johan Cruyff nesta quinta-feira. ''Foi um dos quatro maiores jogadores que vi jogar ou enfrentei na carreira. Ele estava no nível de Pelé, Pedro Rocha e Ademir da Guia, que jogaram em alta regularidade'', disse o ex-goleiro e treinador de futebol.

Ele perguntou ao Blog do Boleiro qual a idade de Cruyff. Ao saber que o mentor intelectual do ''carrossel holandês'''' na Copa de 1974  faleceu aos 68 anos, vítima de um câncer de pulmão, ele comentou: ''Era mais velho do que eu, achei que era o contrário. Ele jogou sempre em alto nível''.

Sobra a seleção holandesa que foi vice-campeã do mundo em 1974, na Copa da Alemanha, Leão é mais crítico: ''Não era aquele time todo. Tinha um grande ataque, mas a defesa era fraca. Tanto que adotaram aquela linha de impedimento para tentar evitar problemas. E isso foi dito pelos próprios holandeses'', afirmou.

Ele lembrou do confronto entre Brasil e Holanda na semifinal da Copa de 74, quando – entre carrinhos e pontapés, a seleção brasileira chegou a perder duas chances claras de gol no primeiro tempo e foi derrotada no final: 2 a 0. ''Eles estavam morrendo de medo da gante. Eu sentia lá no campo. A seleção holandesa foi um time que marcou como se tivesse feito uma revolução no futebol. Mas não foi campeã'', afirmou lembrando que a Alemanha ficou com o título mundial.