Blog do Boleiro

Promotor sobre ação Cartão Vermelho: “Quem peitar o sistema vai se dar mal”

Luciano Borges

''Uma resposta para mostrar que quem quiser peitar o sistema vai se dar mal''. É assim que o promotor Paulo Castilho, do Juizado do Torcedor, definiu a Operação Cartão Vermelho, que foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (15) pelas polícias civil e militar de São Paulo.

Segundo Castilho, são 97 mandados no total, sendo 27 de prisão preventiva (todos corintianos envolvidos na agressão de três palmeirenses depois do clássico entre Palmeiras e Corinthians) e 10 temporárias. ''Além disso, temos busca em casas e sedes, apreensões e autuações'', completou.

Estas medidas foram decididas logo depois dos conflitos ocorridos no dia 3, domingo do clássico entre palmeirenses e corintianos no Pacaembu. Foram três brigas em locais distantes do estádio e uma na Avenida Dr. Arnaldo.

O Ministério Público de São Paulo passou a trabalhar na denúncia dos agressores que foram detidos na zona leste de São Paulo, um deles envolvido na morte de um transeunte, José Sinval de Carvalho, de 53 anos, em São Miguel Paulista. Trata-se de Helder Alves Martins, integrante da Gaviões da Fiel.

Na segunda-feira, dia 4, ficou decidido o recrudescimento de ações para estrangular as uniformizadas. Apenas três medidas foram anunciadas: clássicos com um torcida só, proibição de entrada de torcedores com uniformes das organizadas e a instalação da venda de ingressos apenas pela internet.

A Operação Cartão Vermelho foi preparada no Juizado do Torcedor, que ganhou força depois de reunir polícia civil, militar, promotores e juízes. Esta é a primeira ação fruto deste fortalecimento da luta contra a violência.  ''E está apenas começando, com a benção de Deus'', afirmou Castilho ao Blog do Boleiro.

O golpe contra as organizadas acontece na manhã do dia em que os torcidas do Corinthians prometiam reunir cinco mil integrantes num ato de protesto no Vale do Anhangabaú, marcado para às 17h00. Na sede da Gaviões, os policiais encontraram várias faixas protestando contra a secretaria de segurança pública, deputados, promotores, identificado como inimigos políticos da organizada corintiana.