Blog do Boleiro

Área do acidente no Morumbi pode ser interditada; SPFC acompanha feridos

Luciano Borges

Reforçar ou trocar o material das grades de proteção e até mesmo interditar o setor do estádio do Morumbi onde 16 torcedores caíram no fosso quando comemoravam o gol de Michel Bastos, na vitória do São Paulo sobre o Atlético Mineiro (1 a 0) no final da noite desta quarta-feira. Sete deles foram hospitalizados, quatro permanecem em observação.

Segundo o coronel Marcos Marinho, responsável pelo Departamento de Segurança e Prevenção da Federação Paulista de Futebol, estas são as medidas mais imediatas que o São Paulo deverá tomar antes de utilizar o Morumbi para um novo jogo, dia 22, contra o Internacional de Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. ''Vamos fazer uma vistoria ainda nesta quinta-feira para ver a situação naquela parte do anel inferior'', disse ao Blog do Boleiro.

Wesley ajuda torcedora após queda de grade no Morumbi (Crédito: Ronny Santos/Folhapress)

Wesley ajuda torcedora após queda de grade no Morumbi (Crédito: Ronny Santos/Folhapress)

O São Paulo já foi avisado da vistoria. O vice-presidente de marketing, José Francisco Mansur, disse que a prioridade é acompanhar os feridos que ainda se encontram nos hospitais ou que precisem de alguma assistência. ''Meu pessoal virou a noite e permanece ao lado dos torcedores feridos. Não vou tratar do estádio enquanto houver alguma pessoa no hospital'', afirmou na manhã de hoje. 

Logo depois da partida, dois peritos da Polícia Civil examinaram o local onde as grades cederam e concluíram que o material estava corroído. ''Não fizeram um trabalho bem feito. É evidente que há corrosão. Falo dessa grade que rompeu e ela é igual em toda extensão'', afirmou o perito Edwar Folli. ''A gente não sabe qual é o tipo de corrosão, iremos mandar para o laboratório, mas é evidente que é corrosão'', completou.

Segundo o coronel Marinho, o material colhido para análise vai fazer parte do inquérito policial instaurado para apurar responsabilidades. ''Houve vítimas com lesão corporal'', falou.

O dirigente da FPF afirmou que o estádio do Morumbi tem alavrá de funcionamento e está dentro do que a legislação exige em termos de segurança: ''Todos os laudos estão em dia. Está tudo em ordem''.

Quase.

Afinal o próprio São Paulo quer saber o que causou o acidente. O estádio tem seguro. Os feridos poderão ser indenizados também porque há um seguro embutido no preço do ingresso.