Blog do Boleiro

Belluzzo vai à justiça contra punição do Palmeiras e acusa Nobre e Contursi

Luciano Borges

O ex-presidente Luiz Gonzaga Belluzo vai entrar na justiça para impugnar a reunião do Conselho Deliberativo do Palmeiras, realizada na madrugada desta terça-feira. O CD decidiu suspender por 365 o economista, professor, colunista, escritor e sócio do clube desde 1955. ''Esta foi uma votação dirigida pelo Mustaphá (Contursi) e pelo Paulo Nobre'', disse ao Blog do Boleiro, referindo-se a um de seus antecessores e ao atual mandatário palmeirense.

Belluzo foi suspenso por ''má gestão e irregularidades'' durante o período em que comandou o Palmeiras (2009/2010). Ele refuta a acusação: ''Quando saí, deixei um ativo de 1,2 bilhões de raias. Tomei empréstimos bancários sim porque precisei pagar R$ 43 milhões de impostos atrasados para tirar a CNP. O clube estava com tudo penhorado'', disse.

O ex-dirigente acha que Mustaphá e Nobre, aliados da atual situação do clube, comandaram a votação pelo suspensão porque teriam ''ressentimento''.

''Eu fiz duas coisas péssimas para o Palmeiras: levei a Parmalat e fiz o estádio. Eles não toleram esse tipo de coisa. Construir uma arena sem dever um tostão é coisa que causa ressentimento'', afirmou.

Belluzzo não particpou da reunião. Acompanhou a votação pelo relato de companheiros no CD. Não se mostrou frustrado com a pena imposta. ''Essa suspensão era esperada. Pela dinâmica do clube, quem conhece como é aquilo lá, poderia esperar por isso. Eu não esperava por outra coisa'', falou.

Ele vai agora contratar o advogado Antonio Mariz de Oliveira para, nas palavras de Belluzzo, ''impugnar a votação eivada de vícios processuais''.

 

O ex-presidente tem ido pouco ao Palmeiras. Ele cuida de uma faculdade e terminou de escrever o livro ''O Tempo de Keynes nos Tempos do Capitalismo'' e está preparando para novembro outro título: ''Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Prejuízo'', sobre a atual crise econômica no Brasil.

Aos 73 anos, ele garante ser um torcedor ''que vive para o Palmeiras'' e acusa Mustaphá e Nobre de serem torcedores ''que vivem do Palmeiras''. O primeiro jogo que Belluzzo viu do Palmeiras foi em 1947 (Palmeiras 4 x 3 São Paulo). ''Não vou deixar de apoiar meu clube'', falou.