Blog do Boleiro

Porto ainda não disse quanto quer para vender Maicon ao São Paulo

Luciano Borges

O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva disse, em entrevista na ESPN, que ''Maicon vai ficar no São Paulo''. o dirigente avisou que estava falando mais com o coração, mas garantiu que o São Paulo está fazendo de tudo para trazer de vez o zagueiro-central, cujos direitos econômicos pertencem ao Porto. O contrato do jogador vai até 2018.

O problema é que o presidente do clube português, Pinto da Costa, ainda não abriu negociação. Os dirigentes tricolores não sabem quanto exatamente terão que desembolsar se quiserem contratar Maicon. Por enquanto, as conversas encabeçadas pelo executivo de futebol Gustavo Oliveira ainda são feitas com gente próxima do mandatário do Porto.

A estimativa é de que os portugueses peçam algo em torno de 14 milhões de euros. O Porto precisa fazer dinheiro para melhorar o balanço financeiro e se encaixar no ''fairplay financeiro'' determinado pela UEFA. Daí a necessidade de valorizar quem estiver saindo. É o caso do atacante argelino Brahimi, que está sendo negociado com o Liverpool.

Na visão de alguns dirigentes são paulinos, esse silêncio de Pinto da Costa pode ser também uma maneira de ''valorizar a mercadoria''.

Leco, apelido do presidente do São Paulo, afirmou na mesma entrevista no programa ''Bola da Vez'', que Gustavo Vieira está trabalhando forte neste assunto. ''A coisa esta indo bem, muito bem organizada. Se vocês não sabem, eu imagino que não, o Gustavo esteve duas vezes no Porto cuidando do assunto. A coisa, então, vai evoluindo''.

O dirigente acha que as declarações do empresário de Maicon, Antonio Araujo, sobre interesse de outros clubes da Europa é uma forma de pressionar o São Paulo. O clube brasileiro não confirma que tenha até oferecido jovens talentos como o lateral-esquerdo Inácio, o zagueiro Lyanco e até Lucão. O Porto também mantém silêncio se tem interesse nestes jogadores.

Certo mesmo é que o relacionamento de Maicon com a torcida do Porto azedou de vez desde a partida contra o Arouca, na 21ª rodada do Campeonato Português. O zagueiro falhou num dos gols e, alegando lesão, pediu para sair. O técnico José Peseiro pediu que ele ficasse em campo, mas foi desobedecido. ''Disse a ele para ficar e fazer o gol do empate'', contou o treinador que anda na corda bamba depois de uma temporada sem títulos.

Ao emprestar Maicon ao São Paulo, Pinto da Costa justificou o negócio falando que o brasileiro ''não tinha condições de continuar a camisola (camisa) do Porto'', depois do atleta passar a ser acusado por imprensa e torcedores de ter simulado a lesão para deixar o campo.

Maicon nega esta acusação.

 

Mesmo assim, os ruídos de comunicação continuam mantendo a rusga com os torcedores do Porto bem acesa. No perfil oficial do defensor no Twitter, saiu o seguinte comentário durante a final da Taça de Portugal, neste domingo, quando o Braga arrancou o empate depois de estar perdendo por dois a zero. Nas penalidades, o Porto foi derrotado por 4 a 2.

Quando saiu o segundo gol do Braga, o twitter de Maicon soltou o comentário: ''Que sonho de defesa! Culpem o Maicon agora''. A reação foi imediata e obrigou os administradores do perfil a pedirem desculpas e dizerem que a provocação foi escrita por um funcionário em tom de desabafo. Maicon não teria nada com isso. Mas vai explicar no Porto.

Maicon diz que está esperando as negociações. E disse, neste domingo na TV Globo, que quer ficar no São Paulo porque a família está muito bem aqui. E lembrou: ''Se eu ficar no São Paulo, pode ter certeza de que estarei abrindo mão de alguma coisa''. Ele estava falando de salário.