Blog do Boleiro

Real Madrid negocia com Cuba e vai vender “valores” para jovens de Havana

Luciano Borges

O Real Madrid acertou com o governo de Cuba a realização de um projeto dirigido a crianças de 7 a 17 anos, que já é aplicado em países da Europa, América, Ásia e África. Nos ano passado, o Campus Experience da Fundação Real Madrid trabalhou com cerca de 3000 garotos e adolescentes de mais de 80 nacionalidades. Segundo o diretor geral Joaquín Sagués, o clube merengue não está atrás de futuros talentos.

''Nosso objetivo não é buscar grandes jogadores. Nosso objetivo é educar e formar os meninos na parte desportiva e em valores da história do Real, que são liderança, auto controle, trabalho de equipe, respeito e companheirismo'', falou ao Blog do Boleiro.

Sempre que perguntado se o Campus é também uma maneira de formar futuros fãs do Real e, por consequência, aumentar o público consumidor do clube de Madri, Sagués utiliza o mesmo discurso: ''Queremos passar valores para que cresçam e se tornem melhores pessoas''.

Cuba é um novo mercado. O Real já estava de olho na ex-colônia da Espanha no Mar do Caribe. ''Estive lá há seis meses. Foi a primeira viagem a Cuba para falar com as autoridades sobr5e a realização de um Campus em Havana. Voltei agora para onde e em quais datas vamos fazer este primeiro projeto'', contou Sagués.

Ele diz que o reatamento de relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba não foram a motivação, mas sim uma coincidência para a instalação do primeiro Campus em Cuba. ''Para nós, não importa muito. Queremos somar países para desenvolver nosso projeto. Os valores que ensinamos valem para Cuba, Argentina e Brasil'', disse.

No Campus, que terá a primeira edição em São Paulo entre 4 e 15 de julho (no Alphaville) e de 18 a 29, na escola de futebol de Roberto Rivellino Podem se inscrever meninos e meninas de 7 a 17 anos. A Fundação Real Madrid envia treinadores que cuidam mais da parte esportiva. Monitores e profissionais de nutrição, psicologia, pedagogia e professores de educação física que são preparados para o Campus.

O Campus tem um site para inscrições: www.campusexperiencermf.com/saopaulo ”.