Blog do Boleiro

Souza escapou de atentado na Turquia e agora evita passear em Istambul

Luciano Borges

Souza já está fazendo a pré-temporada na Turquia Foto selfie

Souza já está fazendo a pré-temporada na Turquia Foto selfie

Na última segunda-feira, Souza desembarcou no Aeroporto Internacional Mustafa Kemal Atatürk, na parte ocidental de Istambul, na Turquia. O volante que jogou no São Paulo tinha sido obrigado pelo Fenerbahce a antecipar seu retorno em um dia. Ele esteve no Brasil para acompanhar o nascimento do filho Danilo, no sábado dia 25. ''Eu pedi três dias, mas o clube só me deu dois'', disse. Há uma semana, o brasileiro não gostou muito. Hoje, ele agradece. ''Foi um sinal'', disse ao Blog do Boleiro.

Se tivesse sido atendido pelo Fenerbahce, Souza desembarcaria no aeroporto na terça-feira, último dia 28, na parte da noite. Por volta das 21h55, três homens armados realizaram um ataque terrorista que terminou com 44 mortos e mais de 200 feridos. ''Eu poderia ter estado lá naquela hora. Quando soube do atentado, gelei'', contou o jogador que é do Rio de Janeiro e está sozinho em Istambul.

O resultado imediato: Souza decidiu não sair de casa por um tempo, com receio de que outras ações terroristas possam acontecer. ''Eu costumava ir ao shopping center com frequência, mas nesta semana nem saí de casa'', contou ao Blog do Boleiro na última sexta-feira. Sem a família, que está no Brasil e só irá se juntar a ele depois da pré-temporada, Souza conta com a ajuda de uma amiga brasileira que prepara as refeições.

Desde sábado, ele está com o time em uma cidade ao norte de Istambul, nas montanhas. ''Aqui é mais tranquilo'', disse. Esta fase da pré-temporada vai durar dez dias.

Souza levou um susto, mas acha que a reação dos turcos é de certa tranquilidade. ''Não sei se eles estão acostumados porque sempre tem uma coisa dessas acontecendo ou se ele reagem bem a estes atentados. Mas não falam muito apavorados'', disse o volante que decidiu tomar precauções, mas não está com tanto medo assim. ''Na verdade, tenho mais medo de violência no Rio de Janeiro, onde mora minha família, do que aqui'', afirmou.