Blog do Boleiro

Mãe de Wendell Lira diz que mudança estava escrita: “Ele já fez história”

Luciano Borges

Wendell Lira, ganhador do Prêmio Puskas da Fifa pelo gol mais bonito da temporada passada, anunciou o fim da carreira de jogador e, em entrevista coletiva em Porto Alegre, avisou que entrará numa nova modalidade esportiva: videogame. Em Goiás, a mãe do agora ex-jogador disse que esta decisão foi ''uma coisa que já estava escrita na vida dele''.

Maria Edileuza Silva participou das conversas que duraram cerca de três meses antes de Lira decidir aceitar o projeto proposto por empresários gaúchos. ''Depois da última decepção dele no Vila Nova, ele pensou muito no que ia fazer. Ele tem talento para o futebol, mas passou por muito sofrimento'', disse ao Blog do Boleiro. 

Curiosamente, Wendel praticou videogame durante os momentos ruins em que esteve desempregado ou se recuperando de cirurgias ou lesões. ''Ele jogava bastante durante as recuperações dele. A distração dele era o videogame. Mas desde pequenininho já tinha . A gente não achava que se tornasse esse presente na vida dele. Uma profissão.

 

Lira é um fenômeno no jogo virtual Fifa. Quando foi à Suíça, em janeiro deste ano, ele foi convidado para um jogo contra o saudita Abdulaziz Alshehri, campeão mundial deste game. O brasileiro atuou com o Real Madrid e goleou o adversário que estava com o Barcelona: 6 a 1.

Na época, Lira publicou um post não perfil do Instagram contando o feito. “Os ‘caras’ ficaram doidos”, contou. Ele é habilidoso. Joga em média cinco partidas por dia. Já ganhou prêmios em vários torneios virtuais em Goiânia.

Maria Edileuza lembra que, durante o tempo em que ficou sem jogar no ano passado – foram cerca de cinco meses – o filho chegou a disputar torneios em outros estádios. ''Ele disputava campeonatos do Fifa. E ganhou troféus, televisão, telefone e entrou até numa disputa de um carro em São Paulo'', lembrou.

A mãe afirmou que agora, morando em Porto Alegre num apartamento que tem um estúdio de gravação para o canal do YouTube, o filho vai poder aperfeiçoar o talento. ''Ele vai ter tempo para treinar bastante'', falou.

 

No futebol, Wendell não conseguiu garantir seu espaço. Quando foi indicado para concorrer ao Puskas, pelo gol que tinha marcado pelo Goianésia diante do Atlético Goianiense pelo Campeonato Goiano de 2015, ele estava desempregado, sem clube.

Lira tinha disputado a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Tombense-MG e, já em setembro do ano passado, estava parado. Chegou a ajudar a mãe Maria Edileuza numa lanchonete. A indicação entre os três candidatos ao Prêmio Puskas deu a notoriedade que levou o atacante a ser contratado pelo Vila Nova-GO.

Empolgado, ele se apresentou ao novo clube no final de dezembro quando apenas o time Sub-18 treinava para a Copa São Paulo de Juniores. “Vou parar uns dias por causa da cerimônia da Fifa em janeiro. Então quero ganhar forma física agora”, disse na época ao Blog do Boleiro.

Wendell ganhou o prêmio, batendo o argentino Lionel Messi (Barcelona) e o italiano Florenzi (Roma), mas não conseguiu se firmar no Vila. O contrato dele tinha validade até o final deste ano. Em maio, as duas partes rescindiram o acordo. Lira jogou apenas 9 partidas. Começou como titular em apenas três deles. Não marcou um gol sequer,  sofreu algumas lesões e um problema renal. ''Ele passou por muito sofrimento'', falou Maria Edileuza.

No entanto, a mão prefere lembrar os bons momentos da carreira de jogador do filho: ''Ele sofreu decepções. Mas conseguiu coisas que nunca vai poder esquecer. Se a carreira dele foi curta, ele realizou o sonho de jogar na seleção Brasileira (Sub-20), fez gol com a camisa amarelinha, ganhou este prêmio da Fifa. Ele fez uma história que muitos jogadores de nome não conseguiram'', disse.

 

Wendell então aceitou o convite da empresa Gecaf, que gerencia carreiras de esportistas, para tentar uma nova carreira. Vai ser jogador de Fifa. Terá um canal no YouTube, onde vai jogar contra celebridades e ''gamers'' de todo o mundo. Vai também gravar entrevistas com outros atletas, como Valdívia, do Internacional que também é fanático pelo Fifa.