Blog do Boleiro

Rafaela Silva: quadro e moldura para medalha de ouro foi comprada em 2013

Luciano Borges

Há pouco mais de três anos, Rafaela Silva comprou o quadro com moldura, encaixe e até o prego onde vai colocar a medalha de ouro olímpica que conquistou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Ele está guardado no apartamento onde a judoca mora no bairro do Méier. O gesto fez parte do trabalho de mentalização que Rafaela vinha fazendo desde os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Depois de ser eliminada naquela competição por ter feito um golpe irregular diante da húngara Hedvig Karakas, na categoria até 57 quilos, Rafaela inciou um trabalho para retomar a confiança e esquecer as críticas e ofensas – algumas racistas – que a deixaram abalada.

No ano seguinte, no Rio de Janeiro, ela se sagrou campeã mundial. Agora, se tornou na segunda mulher a ganhar ouro olímpico no judô e é o primeiro atleta da delegação brasileiro a subir no alto do pódio nestes Jogos do Rio/2016.

Comprar o quadro onde vai colocar uma medalha de ouro está se tornando um hábito. Rafaela fez isso antes do Mundial de 2013. Deu certo.

Para a judoca da Cidade de Deus, revelada no judô pelo Instituto Reação, ONG criada por Flávio Canto, um dos motivos do desempenho de ouro foi o trabalho que fez com a coach Nell Salgado. ''Ela trabalhou na minha concentração e confiança'', disse depois da luta final.

A última conversa entre a judoca e sua ''coach'' esportiva foi neste domingo. ''A Rafaela não conversa no dia de lutar. Ela é muito focada e funciona muito bem sob pressão'', disse Nell.

Ela revelou que durante o trabalho ''de visualização e mentalização'', um dos temas abordados era se Rafaela iria se perdoar se não conseguisse ganhar uma medalha. Mas o principal estava em outro lugar: ''O foco está nos ganhos que ela vai ter com esta conquista''.

Blog do Boleiro – A Rafa vinha de um erro (mão errada) em Londres. Esta falha saiu do Já é uma coisa do passado?
Nell Salgado – Com certeza! A Rafa é uma atleta especial. Além da força mental nata, ela cresce muito sob pressão, principalmente em casa. Competir no Rio de Janeiro só traz boas lembranças e a fez crescer em confiança e motivação.

Qual foi a estratégia para melhorar o desempenho dela?
Meu trabalho como coach é dar ferramentas para que qualquer emoção das atletas seja transformada em combustível. Nesse caso é trazer ao consciente de cada uma delas o que as trouxe até esse momento, o que elas estão indo ''buscar'' na verdade, o que ''uma medalha olímpica'' vai trazer pra vida e para a história de cada uma delas.

Esta é a ideia principal?
A idéia é sempre a motivação e a confiança. O foco está nos ganhos.