Blog do Boleiro

Depois do susto, ex-santista diz: fumaça de incêndio atrapalha respiração

Luciano Borges

Breitner tirou esta foto da janela do apartamento

Breitner tirou esta foto da janela do apartamento

Da janela do apartamento onde mora em Funchal, na Ilha da Madeira, Breitner consegue ver o Oceano Atlântico com um céu cinza. “É uma mistura de céu nublado com a fumaça”, disse o meia formado na base do Santos e que hoje atua no União da Madeira, time da 2ª Liga de Portugal.

A tarde desta quinta-feira estava ensolarada, mas a fumaça do incêndio florestal criminoso que começou na última terça-feira e deixou pelo menos três mortos, cerca de 200 casas e prédios destruídos ainda está no ar. “Fica complicado pra respirar”, contou o jogador ao Blog do Boleiro.

A boa notícia do dia é que o bombeiros conseguiram controlar o incêndio. Existe apenas um fosso ativo na freguesia de Calheta. Os turistas – cerca de mil deles – que haviam sido evacuados de Funchal, receberam sinal verde para voltarem aos hotéis.

Com isso, o jogo entre o União e o Braga B foi mantido para este domingo à tarde no Centro Desportivo da Madeira, em Funchal, capital da ilha que é região autônoma de Portugal.

É a segunda partida do time de Breitner na temporada. Na estreia, o União venceu o Freamunde por um a zero, na casa do adversário.

Depois do treino da manhã, o meia conversou com o Blog do Boleiro e contou como ficou assustado na terça-feira, quando o incêndio chegou muito perto de Funchal  e o impediu por quatro horas de chegar em casa onde a mulher dele, Lina, se encontrava.

Blog do Boleiro: Conte como foi o sufoco com o incêndio?
Breitner:
Depois do treino da tarde. Eu saí em direção a minha casa e não conseguia atravessar o centro da cidade. Havia uma grande nuvem de fumaça e alguns focos de incêndio no centro.  Só depois de umas quatro horas de espera, consegui chegar. Minha esposa, Lina, estava em casa, assistindo tudo aquilo pela televisão, muito preocupada comigo pois estava preso no trânsito muito perto de onde estava acontecendo tudo.

Como você fez para manter a calma?
Eu e minha mulher ficamos  falando o tempo todo no celular.

Como está a situação agora?
Graças a Deus, na terça à noite e com muito custo, os bombeiros conseguiram aliviar a situação. E ela estava muito complicada também pelo forte vento que fazia na ilha. Ainda tem alguns focos de incêndio, mas agora estão mais longe do centro e em algumas freguesias da ilha.

Os jogadores comentaram do incêndio? Os caras da Madeira já tinha visto isso antes?
Tem alguns jogadores aqui que são da ilha. Ontem, inclusive, o atacante Nuno Viveiros não foi ao treino, porque  a casa dele estava muito perto de um forte foco de incêndio.

Os jogadores da Ilha da Madeira comentaram alguma coisa de outro incêndio como este no passado?
Aqui teve uma situação bem parecida e assustadora há uns 11 anos. Mas foi uma forte ressaca do mar.

Este incêndio deixou marcas por aí onde você mora?
Deixou muita poeira. A cidade está com aquela longa nuvem de fumaça. A poluição do ar está muito forte.

Atrapalha a respiração?
Atrapalha bastante. A umidade está muito baixa e junto com esta poluição, fica complicado pra respirar.

Como está sendo esta experiência na Ilha da Madeira, terra de Ronaldo?
Pessoalmente, está sendo muito boa. Estou ganhando a experiência de jogar na Europa. Vou para minha segunda temporada. Espero que esta seja melhor do que a passada, para dar um salto novamente na minha carreira.

E a Ilha da Madeira, você gosta? Como é a comida? Como os locais tratam você?
Aqui é muito bom, muito seguro. Nota mil em termos de beleza. O tratamento dos madeirenses com a gente é muito bom. Fomos muito bem recebidos. Não temos nada a reclamar. Aqui se come muito frutos do mar. E encontramos aqui tudo o que comemos no Brasil.

O União é um clube bem estruturado?
É um ótimo clube. Tem tudo que um jogador precisa pra realizar seu trabalho. A estrutura é ótima.

Como você tem jogado aí?
Jogo na posição que sempre joguei,meia com a camisa 10. Graças a Deus estou indo bem. Fizemos uma excelente pré temporada e começamos muito bem o campeonato.

Na terça-feira, Breitner registrou a fumaça do incêndio que chegou a Funchal

Na terça-feira, Breitner registrou a fumaça do incêndio que chegou a Funchal

WhatsApp Image 2016-08-11 at 16.18.41