Blog do Boleiro

Ginastas da Bielorrússia mostram más condições na Vila e agora temem vaias

Luciano Borges

Nesta sexta-feira, duas ginastas da Bielorrússia – Ekaterina Galkina e Melitina Staniouta – estrearam na ginástica rítmica e se classificaram entre as oito que vão para a final individual. As duas atletas entraram na Arena Olímpica com medo de vaias. Nos últimos dias, elas viraram o centro de um bate boca com brasileiros.

Tudo começou no último domingo, quando Ekaterina publicou uma foto no perfil do Instagran, mostrando o hall do andar onde está hospedada na Vila dos Atletas: fios soltos e pedaços de gesso do acabamento do teto jogados no chão.

O texto ao lado dizia “Assim vivemos”, seguido de três ícones com um macaco tapando os olhos com a mão.

galkina 

Pronto. A reação dos brasileiros foi rápida, entre pedidos de desculpas e ofensas incluindo um convite para que a atleta deixe o Brasil.

Depois, Galkina e outra compatriota, Melitina Staniouta (favorita a uma medalha no individual) postaram um vídeo nesta quarta-feira, onde mostram o efeito de uma ventania no local de treinos no Rio.

Os dois posts e a foto despertaram o fantasma que as bielorussas passaram a temer: vaias. Em um grupo no Facebook especializado em GR, um integrante conta que os internautas brasileiros ameaçaram vaiar as ginastas por causa da foto e do vídeo.

O texto em inglês diz: “Galkina e Melitina postaram fotos no Instagram mostrando problemas no ginásio de treino para a ginástica (vendo, teto baixo). Vários brasileiros escreveram comentários ofensivos e disseram que vão vaiá-las durante as rotinas”.

Foi o suficiente para começar o debate entre ginastas do comunidade internacional criticando a postura da torcida no Rio de Janeiro que andou vaiando no atletismo, na ginástica artística e no tênis de mesa.

Nestes comentários, as duas ginastas da Bielorussia mostraram também temor sobre a temperatura da Arena, considerada muito baixa.

Mas, nesta sexta-feira, as duas competidoras da Bielorrússia não foram importunadas pela plateia que, aliás, aplaudiu bastante todas as competidoras.

Vaia mesmo só para uma nota dos juízes para uma rotina de Natalia Gaudio: 16.216 na terceira rotação.

Ekaterina Galkina em foto no Instagram

Ekaterina Galkina em foto no Instagram

Melitina Satniouta, foto do Facebook

Melitina Satniouta, foto do Facebook