Blog do Boleiro

Parreira elogia primeira lista de Tite: “Começa a surgir uma nova seleção”

Luciano Borges

O ex-treinador da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira foi cauteloso, mas elogiou a primeira lista de convocados de Tite para os jogos do Brasil diante de Colômbia e Equador, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo. ''Gostei, em princípio. E como é início de trabalho, temos que dar todo o crédito. Não temos direito de criticar'', disse ao Blog do Boleiro.

Parreira, 73, lembrou que Tite observou vários jogadores e manteve uma base com a convocação de sete atletas da equipe que venceu o torneio de futebol na Olimpíada do Rio (Wewerton, Rodrigo Caio, Marquinhos, Renato Augusto,  Gabriel Jesus, Gabriel Gabigol e Neymar). E decretou: ''Começa a surgir uma nova seleção''.

Durante os Jogos Olímpicos, Carlos Alberto Parreira – campeão do mundo em 1994, nos Estados Unidos – fez parte de um grupo de estudos técnicos montado pela Fifa para analisar como foram os times do torneio de futebol. ''Cada um de nós recebeu um laptop com um aplicativo em que a gente preenchia uma série de itens: esquemas táticos, bola parada, sistema defensivo, ofensivo etc'', explicou o brasileiro que trabalhou ao lado de cinco outros profissionais divididos nas modalidades feminina e masculino.

Uma constatação: ''Não detectamos nenhuma novidade, uma tendência, em termos táticos.  Os esquemas são os mesmos. O que vi foram equipes jogando cada vez mais como equipes. A individualidade é boa, mas hoje é preciso a participação de todos na marcação e na hora de jogar'', falou. 

O esquema adotado pelo treinador do Brasil, Rogério Micale, utilizando atacantes como Luan, Gabriel, Gabriel Jesus e Neymar, obedeceu esta tendência de futebol de equipe. ''O Micale se manteve na filosofia dele. Ele fez como aconteceu comigo em 2006 (Copa do Mundo da Alemanha): tinha Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano. Usei todos. Em 70 (México), o Zagallo aproveitou todos os craques com Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivellino mais à frente'', afirmou.

Se esta tendência vai continuar com Tite, Carlos Alberto Parreira não sabe. O ex-treinador não quis comentar os nomes dos jogadores da lista. E avisou: ''Não vou discutir nomes. O Tite convocou e merece crédito. Se os atletas e o time vai corresponder ou não, os resultados vão dizer'', falou.