Blog do Boleiro

STJD marca julgamento de Dudu para dia 27; Palmeiras quer pena reduzida

Luciano Borges

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF vai julgar o ''caso Dudu'' no dia 27 deste mês. A informação foi dada ao Blog do Boleiro pelo auditor Miguel Angelo Cançado, relator do processo. ''Determinei que o caso entre na pauta da próxima sessão do Pleno do STJD'', disse. Em duas semanas, os palmeirenses vão saber se o atacante de 23 anos, terá de cumprir mesmo a pena de suspensão por 180 dias ou se vai conseguir uma reforma da decisão da justiça desportiva de São Paulo.

No dia 18 de maio, o Tribunal de Justiça Desportiva da FPF condenou Dudu por agressão ao juiz Guilherme Ceretta de Lima durante a disputa do clássico entre Santos e Palmeiras, segunda partida da decisão do Campeonato Paulista deste ano, disputada na Vila Belmiro. A pena: suspensão de 180 dias mais o primeiro jogo do Estadual de 2016. O Palmeiras recorreu. Os advogados conseguiram um efeito suspensivo depois de Dudu ficar parada por 15 dias. Ele continuou jogando até 20 de julho quando, em segunda instância, o atleta voltou a ser julgado. O TJD da FPF manteve a pena do primeiro julgamento.

Dois dias depois (22 de julho), o Departamento Jurídico do alviverde entrou com recurso, desta vez no STJD da CBF, e pediu a concessão de novo efeito suspensivo. Deu certo.

Nesta sexta-feira, Dudu completa 25 dias sob a proteção deste efeito suspensivo. Ele tem jogador regularmente como titular do ataque do Palmeiras. Atuou em 16 dos 18 confrontos que o Palmeiras disputou no primeiro turno.  Só não enfrentou o Goiás e o Corinthians. Até ser julgado no STJD, ele terá completado 36 dias treinando e jogando. Ao Blog do Boleiro, Dudu disse que tem passado dias de apreensão. ''Não me sinto confortável. Gostaria de poder jogar sempre, mas esta pena é muito dura'', falou.

Segundo Cançado, o agendamento deste caso demorou porque a primeira sessão do Pleno depois da entrada do recurso do Palmeiras só ocorreu nesta sexta-feira. ''A pauta já estava fechada e não daria para colocar este processo. Vamos agora julgá-lo no dia 27 . É até melhor porque teremos tempo de estudar o caso com mais profundidade'', falou.

Dudu foi condenado por agressão. O Palmeiras quer mudar o enquadramento para outro artigo que fala de ''ato hostil''. Assim, a punição poderá cair de 180 para 90 dias de suspensão. Para isso, Dudu poderia ser obrigado a prestar serviços comunitários.

O Pleno do STJD terá nove auditores, entre eles representantes da CBF, clube, OAB e sindicato dos árbitros. São eles que vão julgar Dudu.

Caso decidam manter a suspensão de seis meses, o técnico do Palmeiras – Marcelo Oliveira – listou os nomes de quem poderá substituir o atacante na missão de atuar pelos lados do campo e ajudar na marcação do lateral adversário: ''O Kelvin, Gabriel Jesus, Pablo Mouche e Cristaldo, num apelo mais ofensivo, podem cumprir esta função'', afirmou.