Blog do Boleiro

1ª Liga diz que condições impostas por CBF não vão alterar torneio de 2016

Luciano Borges

As condições impostas pela Assembleia Geral da CBF, realizada nesta terça-feira na sede da confederação, não vão afetar o que já foi planejado e decidido para a Primeira Liga (Liga Rio-Sul-Minas). Os dirigentes dos clubes envolvidos acham que alguns itens são até desnecessários. ''A informação que temos é que não haverá problemas. Vamos seguir normalmente o regulamento e a tabela que projetamos'', afirmou Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo. E mais uma vez, o dirigente garantiu que o Fla vai disputar o Campeonato Cariosa de 2016 com atletas jovens. ''Não vamos jogar o Carioca com a equipe principal'', garantiu.

Esta posição vai contra a intenção da Federação Carioca que vê a ameaça de ter seu Estadual esvaziado por Flamengo e Fluminense. Rubens Lopes, presidente da Ferj, disse que as duas agremiações precisam da autorização da entidade para que disputem outro torneio.

As outras demandas não assustam os dirigentes da Superliga.

''A questão da pré-temporada não nos afeta. Estão confundindo férias com pré-temporada. Os times jogam amistosos neste período de preparação. Então a Liga pode ser disputada neste período. Não daria para fazer jogos nas férias dos atletas.'', disse Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro. Por isso, não existe a intenção da Liga em adiar as duas primeiras rodadas, previstas para os dias 27 e 28 de janeiro.

Outra condição imposta na reunião da CBF, composta pelas federações estaduais, foi a de que os clubes respeitam o prazo de 60 horas entre uma partida e outra. Aliado da ideia da Primeira Liga, o presidente da federação catarinense – Delfim Peixoto Filho – disse ao Blog do Boleiro que esta exigência pode ser quebrada. ''Já tivemos vários casos de jogadores que atuaram num período menor e dentro do Campeonato Brasileiro, por causa da seleção brasileira que é administrada pela CBF'', lembrou.

Gilvan Tavares acha que, se for necessário, os clubes poderão conversar com os atletas para que eles aceitem jogar numa diferença de horas menor. ''Os jogadores serão consultados'', garantiu.

Delfim acha que o problema entre a dupla Fla-Flu e a Ferj é uma questão resolvida. ''Os times podem colocar equipe sub-23, sub-50, sub-38, qualquer equipe desde que os jogadores estejam inscritos. A decisão é do clube'', afirmou o presidente da Catarinense. A Primeira Liga já se posicionou a favor dos dois times fundadores. ''Flamengo e Fluminense estão abraçados e protegidos pela Liga. E eles estão protegidos pela lei. Não abrimos mão da presença deles na Liga'', falou o CEO Alexandre Kalil.