Blog do Boleiro

Felipe vai a Portugal com terço que ganhou de padre amigo e ex-Gaviões

Luciano Borges

Sempre que pode, na saída do vestiário, Felipe dá entrevistas com o terço de Jerusalém Foto: Blog do Boleiro

Sempre que pode, na saída do vestiário, Felipe dá entrevistas com o terço de Jerusalém Foto: Blog do Boleiro

Você já reparou? Depois dos jogos do Corinthians, Felipe sempre dá entrevistas na zona mista usando um terço sobre a camisa do time. Trata-se de um presente que o zagueiro ganhou de um amigo de fé. ''Eu ganhei do padre Roberto. Ele sempre vem nos jogos da gente. É um amigo'', contou o jogador que está se transferindo para o Porto, de Portugal. Ele é católico praticante e garante: ''Eu rezo o terço sempre que posso''.

O padre Roberto José Lettieri, 53, é corintiano. Já foi integrante da organizada Gaviões da Fiel. ''Fui da torcida durante doze anos. Mas era mais tranquilo. Cuidava mais das bandeiras, íamos antes para os estádios para guardar espaço'', contou.

Quando vai à Arena em Itaquera, ele leva sempre um convidado especial. Como ele trabalha com o povo de rua de São Paulo, o religioso convida sempre um morador sem-teto, que vive em situação de risco. ''O povo de rua é majoritariamente, uns 80%, corintiano. Levar estas pessoas traz uma experiência alegre. Pode ser passageira, mas pode contribuir para que a pessoa perceba a importância do convívio'', disse o padre Lettieri ao Blog do Boleiro.

Foi Lettieri quem procurou Felipe. Ele conta que prestava atenção em Felipe desde o tempo em que ele jogava no Bragantino. Ao acompanhar as entrevistas do jovem atleta, hoje com 27 anos, ele percebeu que tinha um irmão de fé num mundo de atletas de Cristo. ''Você vê pelo coração, pelo modo de falar, que ele é um homem de fé'', falou o padre diocesano que mora em Valinhos na sede de uma emissora de televisão católica, onde atua na formação e catequese dos funcionários.

O terço que Felipe exibe com orgulho veio de longe. ''Eu trouxe da Terra Santa. Morei em Jerusalém e voltei de lá na Páscoa do ano passado. Você vê que o Felipe é um menino que não tem uma religiosidade qualquer. Ele é de oração. Ele usa o terço, com o sentimento de um homem de fé'', reforçou o padre.

Rezar o terço exige tempo e vontade.

O rosário, como os católicos chamavam na antiguidade, é um instrumento de fé dos católicos. Com ele, o religioso recita de cinquenta até duzentas Ave-Marias, em grupos de dez. Antes de cada um. reza-se um Pai-Nosso. Para concluir existe o Glória. Objetivamente, esta pratica desenvolvida por mais de 500 anos serve para meditação sobre os mistérios da vida de Cristo e da sua Mãe. A repetição serve também como um mantra que relaxa.

 

Felipe com o padre Roberto Lettieri num encontro de oração Foto: Arquivo Pessoal

Felipe com o padre Roberto Lettieri num encontro de oração Foto: Arquivo Pessoal

Felipe está indo para Portugal, um país de catolicismo fervoroso cuja padroeira é Nossa Senhora de Fátima, base das orações do terço.

O jogador anda disfarçando. Diz que o acerto com o Porto ainda não está definido. O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, falou ao Blog do Boleiro que esperava pela abertura da janela de transferência da Europa (que começou há uma semana) para ver a venda do atleta concretizada. O negócio já está, segundo o próprio dirigente, acertado.

Nesta terça-feira, Felipe foi a um Poupa Tempo em Mogi das Cruzes, cidade paulista onde nasceu, para tirar uma carteira internacional de motorista. Tirou fotos com as funcionárias que publicaram nas mídias sociais, ''entregando'' o ídolo corintiano.

REprodução do post das funcionárias do Poupa Tempo

REprodução do post das funcionárias do Poupa Tempo

O padre Roberto também não esconde o futuro do amigo: ''Estou muito feliz que ele vai a Portugal. E, se Deus quiser, vou lá visitá-lo. Antes, ele ainda deve jogar algumas partidas pelo Corinthians e pretendo acompanhar'', afirmou.