Blog do Boleiro

Rio 2016 prevê veto da Fifa a Manaus e tem pressa para vender ingressos

Luciano Borges

A indicação da Arena Amazônia, em Manaus, para ser um dos estádios do torneios masculino e feminino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio-2016 deverá ser mesmo recusada pela Fifa. O Comitê Organizador Rio 2016 avalia que esta decisão será a mais provável da entidade máxima do futebol. Numa reunião realizada nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, os integrantes do comitê discutiram o que vão dizer na reunião marcada para o dia 16 de março em Zurique.

Segundo Agberto Guimarães, diretor de esportes do Comitê, o tempo está ficando curto e a Fifa precisa definir logo locais e sedes dos jogos. ''Para nós, o mais importante é decidir isso para podermos começar a venda de ingressos e trabalhar na organização destes torneios. Precisamos já ter o calendários dos jogos'', disse.

Há duas semanas, o Rio 2016 sugeriu Manaus como uma das sedes. Em comunicado oficial, a Fifa indicou que não considera a capital amazonense como uma opção prioritária, pela distância e dificuldades de deslocamentos das equipes.

No texto, a Federação Internacional deixou claro que seu Comitê Organizador da Fifa na Olimpíada gostaria de utilizar estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014. Mas acha que o raio de ação deve ser menor: ''Dado que o torneio olímpico de futebol dura apenas duas semanas, a preferência da Fifa tem sido sempre por distâncias curtas entre os outros locais de competição e a Cidade Olímpica do Rio de Janeiro, para permitir que as equipes participantes tenham a melhor experiência olímpica possível''.

Se Manaus for rejeitada, os dois torneios de futebol serão disputados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Paulistas e cariocas deverão ter dois estádios indicados. O Maracanã deverá ser poupado nas primeiras fases. O outro local indicado é Estádio Olímpico, nome que será dado ao Engenhão.

A Allianz Arena é forte candidata a ser uma da praças da competição. Mas ela tem um problema para solucionar: a infraestatura para a imprensa e mídia ainda não foi resolvida a contento. A Fifa quer utilizar também o Itaquerão.

Somente depois das indicações da entidade é que o Comitê Organizador Rio 2016 vai poder entrar em contato com as administrações destes estádios para saber custos e viabilidade. Até porque, estão previstas sete rodadas duplas que podem judiar dos gramados ainda na primeira fase das disputas.

O Comitê Olímpico Internacional deixa a organização dos torneios de futebol a cargo da Fifa. Normalmente, estas competições olímpicas ficam num plano inferior aos Mundiais e Copas do Mundo. Mas, desta vez, no Brasil, o fracasso da seleção brasileira no ano passado deve aumentar o interesse em torno da primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos tanto na seleção masculina como na feminina.

Sem falar na saudade que a festa da Copa do Mundo trouxe para turistas estrangeiros e brasileiros.