Blog do Boleiro

Palmeiras: Chile responde nesta terça-feira se libera ou não Valdívia

Luciano Borges

Ficou para esta terça-feira a resposta da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile ao documento enviado pelo Palmeiras pedindo a liberação de Valdívia dos amistosos da seleção chilena contra contra Irã e Brasil, na Áustria e em Londres.

Alexandre Matos, diretor de futebol palmeirense, confirmou ao Blog do Boleiro que a carta foi enviada na meio da tarde desta segunda-feira, depois do anúncio dos jogadores convocados pelo técnico Jorge Sampaoli para estas partidas. Como Valdívia estava na lista, o Palmeiras tenta agora a dispensa do meia que precisa, segundo disse o treinador Oswaldo de Oliveira, de mais 15 dias para voltar a jogar sem maiores riscos de lesão.

Se o Chile não quiser, Valdívia terá que se apresentar na semana que vem. ''É data Fifa. Não há nada que possamos fazer'', admitiu Mattos. Ele explicou também que, se houver algum dano físico a Valdívia por conta destes jogos, a Associação terá que ressarcir o Palmeiras, caso o atleta fique parado mais de 28 dias. ''Este é o prazo da Fifa. Se passar, os custos ficam a cargo da Federação do país'', falou.

Desde dezembro do ano passado, Valdívia não joga pelo Palmeiras. Ele se recupera de uma lesão na coxa esquerda e já está prestes a trabalhar com o time nos treinos desta semana. Mesmo assim, demonstra cansaço e falta de ritmo. Em forma, o chileno é tratado como o ''maestro'' da seleção chilena montada por Sampaoli. Oswaldo de Oliveira já sabe que Valdívia é o cara diferente que pode dar criatividade ao ataque palmeirense.

Enquanto isso, as negociações para reforma de contratou andam sem maior urgência. ''Não tem pressa. Estamos tratando deste assunto com muita tranquilidade'', disse o diretor de futebol.