Corinthians: Tite usa método dos “três discursos” para criar padrão de jogo
Luciano Borges
Na noite desta terça-feira, o zagueiro Valdomiro, da Portuguesa de Desportos, deixou o campo do Itaquerão dizendo que não perdeu para os reservas do Corinthians. ''Que reserva? O Corinthians tem esquema de jogo e joga igual com qualquer formação'', falou. Um time compactado, com forte marcação a partir do meio de campo, jogadas ensaiadas em faltas e escanteios, movimentação do ataque com opções de jogadas pelas laterais e pelo meio. O repertório corintiano não é pequeno e tem funcionado logo no início da temporada.
O técnico Tite anda surpreso com o desempenho da equipe. Acha que o acerto é precoce e avisa que o time ainda vai oscilar neste primeiro semestre. ''Não peguem um jogo que foi extraordinário e entendam que aquele ali é o futebol do Corinthians. Não peguem o pior e vejam como a realidade. Peguem a média, botem no liquidificador e aí vão saber. A média disso é o nosso time. O pico de performance foi contra o São Paulo (pela Libertadores), mas não serão todos assim'', completou.
De volta ao clube depois de um ano sabático, Tite retornou ao trabalho no Corinthians e foi impondo algumas novidades táticas que aprendeu no período em que esteve fora.
Para que o jogadores assimilassem as novas orientações, ele usou o método dos ''três discursos''. Quando ele quer alguma coisa diferente de um atleta, o treinador primeiro fala. Depois, nos treinos, ele aplica e cobra correção em campo. E, por fim, prepara vídeos para reforçar a mensagem. ''Das três, uma fixa na cabeça'', garante o técnico.
Isto vale individualmente e também na formação coletiva. O posicionamento que Tite quer do Corinthians é sempre repetido com estas três mensagens: pessoal, prática e reforço de imagem.
Para isso, é preciso também que os treinamentos tenham a intensidade observada por Tite no Real Madrid. Depois de dois jantares e uma conversa com o técnico Carlo Ancelotti, ele foi convidado para acompanhar dentro do campo como o time madrileno trabalha. ''Eles brincam antes, no aquecimento, mas aí é pau dentro'', disse o brasileiro.
Nos primeiros dois meses de jogos, o Corinthians tem mostrado foco em campo. Hoje, ele já está classificado para a fase de mata-mata do Campeonato Paulista. Lidera também o Grupo 2 da Copa Libertadores da América com três vitórias e aproveitamento 100%.
Nesta semana, os alvinegros enfrentam uma maratona de jogos e já venceram dois confrontos em três dias. Nesta quinta-feira, o adversário será o Penapolense, com time considerado titular.