Blog do Boleiro

Sem meta de pontos, técnico do Palmeiras usa boa fase para acertar marcação

Luciano Borges

Ganhar faz bem. Na conta do técnico Marcelo Oliveira, vencer quatro jogos consecutivos tem duas consequências imediatas: além de subir na classificação a ponto de chegar perto dos líderes do Campeonato Brasileiro, o time ganha confiança e segurança para corrigir erros e jogar melhor contra adversários mais fortes. Sem esquecer do Asa de Arapiraca, oponente da próxima quarta-feira na Copa do Brasil.

A comissão técnica nega ter estabelecido metas de pontuação nos confrontos contra São Paulo (4 a 0), Chapecoense (2 a 0), Ponte Preta (2 a 0) e Avaí (3 a 0). Mas os resultados foram acima do esperado.

O treinador Marcelo achava que 10 pontos nestes confrontos seria uma boa meta. O time do Palmeiras conseguiu 12. Não sofreu um gol sequer. E aproveitou o fato de jogar três vezes em casa e sair somente para encarar a Ponte, mas em campo neutro, Cuiabá.

A confiança adquirida com as vitórias será testada a partir deste domingo, quando a equipe alviverde vai encarar o Sport de Recife, em Pernambuco. O adversário é o 3º colocado com 23 pontos, dois a mais do que o Palmeiras e com apenas uma derrota em 12 jogos disputados.

Depois, o time de Marcelo Oliveira terá Santos (no Allianz Parque), Vasco (São Januário) e Atlético Paranaense (em casa). Serão dois times que estão na zona de rebaixamento.

Por isso, o próximo grupo de jogos não tem meta estabelecida de pontos. ''Aqui não tem isso. É jogo a jogo. A guerra agora é  contra o Sport'', disse um integrante do departamento de futebol.

Marcelo tem se preocupado em acertar a coordenação no sistema de marcação. Ele acha que o time afrouxa. ''Ainda damos muitas oportunidades para os adversários'', afirmou depois da vitória desta quarta-feira sobre o Avaí.

Mais do que metas parciais de pontuação, o Palmeiras está atrás da eficiência em roubar a bola e fazer transição rápida para o ataque. Ganhando fica mais fácil para o técnico chamar a atenção dos atletas.

Até porque, entre o  Sport e o Santos, o Palmeiras terá que encarar o Asa de Arapiraca e tentar passar de fase na Copa do Brasil, ainda o caminho mais curto para uma vaga na Copa Libertadores da América. O jogo de ida terminou empatado sem gols. Agora, empate com gols e vitória classificam o time paulista.