Blog do Boleiro

Cristaldo: estrela até quando não entra; Dudu: tranquilo para o julgamento

Luciano Borges

Palmeiras x Flamengo,  19 minutos do segundo tempo. O jogo estava empatado: 2 a 2. O técnico Marcelo Oliveira mandou chamar Cristaldo, que estava no aquecimento ao lado do gramado do Allianz Parque. O argentino tirou o colete amarelo, deu um pique e foi conversar com o professor.

A torcida vibrou. Gritou o nome do atacante que quase sempre quando entra, faz gol. Ele levantou a mão agradecendo, enquanto dava pulinhos esperando a bola sair. Oliveira decidiu que Cristaldo entraria no lugar de Dudu, que já tinha despertado algumas vaias das cadeiras.

20 minutos do segundo tempo. Zé Roberto subiu pela esquerda, tocou para Alecsandro que, depois de proteger a bola, tocou de primeira para Dudu entrar e marcar o terceiro gol do Palmeiras.

O atacante disparou a comemorar junto à lateral do campo, em frente aos reservas. Foi abraçado por Kelvin e outros companheiros. Cristaldo estava no bolo. Ele ainda pediu mais aplausos da torcida.

Mas o gol de Dudu frustrou a entrada do reserva argentino. Ele voltou a vestir o colete, ouviu a explicação de um assistente técnico e se conformou. “Eu entendo. O Dudu tinha acabado de fazer um gol importante”, disse.

Cristaldo contou que os companheiros ainda brincaram com ele: “Eles ficaram dizendo que eu tenho tanta estrela que só de ameaçar entrar em campo, o Palmeiras faz gol”, disse depois da partida.

Dudu, 23, nem percebeu que seria substituído. “Eu ia sair? Nem percebi. Estava focado no jogo”, falou o jovem atacante que ainda elogiou Cristaldo: “Se ele tivesse entrado em meu lugar, ele iria ajudar o time a vencer”.

No próximo dia 27, Dudu será julgado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O Palmeiras tenta diminuir a pena imposta pela justiça da Federação Paulista: 180 dias de suspensão.

Dudu garante que, mesmo ameaçado de ficar seis meses sem jogar, ele está tranquilo. ''Os advogados do clube está me passando tranquilidade. Eles estão vendo a melhor solução para mim'', disse o atleta que ainda não sabe se irá ao Rio comparecer ao julgamento. ''Ainda não está decidido'', disse.

Cristaldo é um dos jogadores citados pelo técnico Marcelo Oliveira como provável substituto de Dudu caso ele tenha que cumprir pena. ''Numa situação mais ofensiva, ele pode ser aproveitado'', afirmou ao Blog do Boleiro.

A julgar pela estrela, Cristaldo tem boas chances.