Para encher Canindé, Lusa sorteia jantar, motel e café da manhã na padoca
Luciano Borges
A diretoria da Portuguesa de Desportos espera cerca de 15 mil torcedores no estádio do Canindé, neste sábado, quando o time decide contra o Vila Nova qual dos dois passa para a semifinal da Série C do Campeonato Brasileiro, e -mais importante – garante a vaga na Série B do ano que vem. No confronto de ida, o time goiano venceu por um a zero. A Lusa precisa vencer por diferença de dois tentos e não pode falhar. O regulamento do torneio prevê o gol qualificado. ''Não vai ser fácil'', avisou o técnico Estevam Soares.
Trazer torcedores para ajudar a equipe foi a missão dos dirigentes nos últimos dias. A Portuguesa aderiu à campanha da Federação Paulista de Futebol que trocou um ingresso por duas garrafas pets usadas. Foram 10 mil entradas distribuídas pelo programa Projeto Futebol Sustentável e, segundo o clube, elas estão quase esgotadas.
Para encher mais as arquibancadas. o valor dos bilhetes fora do ''esquema pet'' também, foi reduzido: R$ 10,00. Nas cadeiras, o preço continuou o mesmo: R$ 40,00. Ingresso nas tribunas custará R$ 60,00. Todos os setores terão descontos de meia entrada, mediante apresentação de documento.
Mulheres e crianças menores de 12 anos não pagarão ingressos. Já o estacionamento do clube terá o valor único de R$ 30,00.
Mas a promoção especial já é a tradicional ''Lusa Amor'' só que em dose tripla. Desta vez, três casais serão sorteados para um pacote que inclui um jantar numa churrascaria, uma noite numa suíte master de motel e um café da manhã caprichado numa padaria.
Quem vai fornecer os programas são parceiros da Portuguesa de Desportos que lotaram a camisa do time: padaria, motéis e restaurantes.
O time andou fazendo a parte dele. Os jogadores ficaram concentrados em um hotel no centro da cidade. As vantagens, segundo o técnico Estevam Soares: ''Eles comem melhor, treinam mais na horizontal e ficam mais focados''.
Durante a semana, houve a preocupação em jogadas de bola parada. O jogo aéreo é um dos fortes do Vila Nova. Houve a preocupação de melhorar a marcação.
Enquanto o treinador preparou a equipe para o que ele chama de ''jogo de xadrez'', a diretoria de marketing foi buscar mais dinheiro, aproveitando o momento de decisão e exposição da Portuguesa. Neste sábado, dois novos patrocinadores. Hoje, a Lusa já tem 78 parceiros, alguns com o compromisso de apoiar o clube no Campeonato Paulista do ano que vem.
Segundo o vice-presidente de marketing, Antônio Carlos Castanheira, as ações deste ano mostraram aos parceiros que o clube está seguindo um novo plano de administração do clube. Responsável também pela diretoria que planeja a mudança no clube, Castanheira estabeleceu um sistema de gerenciamento por departamentos. O futebol terá gerencia própria, com orçamento e metas independentes. O clube social também seguirá o modelo. ''Estamos estabelecendo um modelo de gestão sério e confiável'', garantiu ao Blog do Boleiro.