Portuguesa tenta evitar o desmanche e colocar o time para jogar
Luciano Borges
Manter a base montada nesta temporada, trazer reforços que fortaleçam o time, continuar com o mesmo treinador e melhorar ainda mais o relacionamento com a torcida, que se aproximou nas últimas semanas.
Estas são metas que, se a situação financeira permitir, o presidente da Portuguesa de Desportos – Jorge Manuel Marques Gonçalves – pretende alcançar nos próximos dias. Nesta quarta-feira à noite, o dirigente vai se reunir com a diretoria para estudar maneiras de manter a equipe em ação até o início de dezembro. A Lusa foi eliminada nas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. Adiou o objetivo de subir para a segunda divisão. Em 2016, vai disputar de novo a ''terceirona'' e a Série A2 do Campeonato Paulista.
Com a permanência na Série C, o clube vai deixar de faturar entre seis a oito milhões, cota paga aos times da ''B''. A falta de receita vinda de direitos de transmissão de televisão vai continuar. Por isso, o Departamento de Marketing terá que encontrar saídas criativas para continuar captando parceiros e dinheiro. Até o último sábado, quando a Portuguesa foi derrotada pelo Vila Nova diante de 17 mil torcedores no Canindé, ela tinha conseguido atrair 78 empresas parceiras.
''Nosa ideia é nãop deissolver o time. Queremos continar com este elenco para iniciarmos 2016 mais fortes na Série A2 e na Série B. Vamos ver como poderemos fazer isso. É a nossa intenção, mas vamos ver como podemor obter recursos na realidade'', afirmou o presidente Gonçalves.
Para conseguir segurar o elenco, será preciso por o time para jogar ainda em outubro e novembro. A possibilidade de organizar amistosos ou torneios com outras equipes para mídia e torcedores está sendo estudada. Não está descartada a tentativa de trazer times de Portugal para partidas amistosas.
Gonçalves quer também manter o técnico Estevam Soares no comando da equipe. Mas ainda precisa conversar com ele. ''Estamos satisfeitos com o trabalho dele. Ele apresentou boa dinâmica de trabalho. Mas precisamos saber o que ele vai querer'', disse.
Enquanto os projetos não ganham forma, o elenco continua de folga.